Trabalho tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


Introdução Pag. 02
Biografia Pag. 03
Teoria de Fayol : Conceitos Pag. 03
Funções Básicas da Empresa Pag. 03
Funções Administrativas Pag. 04
Princípios da Administração segundo Fayol Pag. 05
Estrutura Linear Pag. 05
Exemplo de Estrutura Linear Pag. 06
Teoria da organização Pag. 07
Abordagem Clássica da AdministraçãoPag. 07
Objetivo da Teoria de Fayol Pag. 08
Teoria de Fayol X Modernidade Pag. 08
Curiosidades e Outras Informações Pag. 09
Bibliografia Pag. 10





INTRODUÇÃO

Na Segunda Revolução Industrial houve um grande movimento e criação de teorias que revolucionaram também a área da administração das empresas da época, então podemos dizer que foi a partir destesacontecimentos que se deu inicio a Administração que conhecemos nos dias de hoje.
Neste trabalho iremos abordar uma das inúmeras teorias que fez a diferença na época e até hoje é utilizada nas organizações. As Teorias de Henri Fayol que é considerado o pai da Administração e iremos mostrar e detalhar o porquê desta afirmação.BIOGRAFIA


Henry Fayol nasceu em Constantinopla (atual Istambul), Turquia em 29/07/1841, formou-se em Engenharia de Minas, onde aos 19 anos passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, desenvolvendo sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Vivendo as conseqüências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos. Fayol faleceuem Paris, França em 19/11/1925.


TEORIA DE FAYOL

Conceitos


Alguns conceitos são fundamentais dominarmos para que a teoria desenvolvida por Fayol possa ser compreendida corretamente.
Esses conceitos são:
Estrutura: são as partes de um todo que se inter-relacionam para atingir um objetivo.
Organização como Instituição Social: é um conjunto de pessoas que se unem para atingiremdeterminados fins ou objetivos. É o objeto de estudo da Administração.
Organização Formal: é planejada, possui existência jurídica (é registrada em cartório) e tem regras e regulamentos escritos.
Organização Informal: surge espontaneamente (não é planejada), não tem existência jurídica (não é registrada em cartório) e não tem regras e regulamentos escritos (só orais).
Órgãos de Linha: são aqueles quepossuem autoridade, insto é, possuem autoridade de comando. Os órgãos de linha são aqueles que tomam as decisões
Órgãos de Staff: são prestadores de serviço especializados para os órgãos de linha e não possuem autoridade de comando. O staff presta consultoria, acessória para os órgãos de linha se concentrarem em suas atividades especializadas


Funções Básicas da Empresa


Fayol iniciasua teoria afirmando que toda empresa possuía as seguintes funções básicas:
Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens da empresa.
Funções comerciais: relacionadas com as compras, vendas e permutas (trocas).
Funções financeiras: relacionadas com a procura e o gerenciamento do capital.
Funções de segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos recursos humanos e materiais daempresa.
Funções contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, etc.
Funções administrativas: relacionadas com as integrações das outras cinco funções da empresa pairando sempre sobre elas.
Segundo ele, todas as cinco funções básicas da empresa são igualmente importantes e, conseqüentemente, nenhuma empresa pode descuidar de qualquer uma delas. Na realidade, essas funções seriamas grandes áreas ou diretorias que qualquer empresa deveria possuir.
Entretanto, o mais importante a notar é que apesar da função administrativa ser diferente, ela também não é mais importante que as demais funções, porem difere-se radicalmente das mesmas porque é a única que possui o papel de estabelecer objetivo, o plano geral de ação da organização, constituir seu corpo material e social,...
tracking img