Trabalho teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício resolvido para o item 1.:
 
1) A respeito do evolucionismo e dos resultados obtidos por suas pesquisas, podemos afirmar que:
 
a) Os evolucionistas e antropólogos encaram a espécie humana como um exemplo especial da evolução uma vez que as outras espécies vivas evoluem muito mais lentamente pelo fato de não terem desenvolvido um cérebro equivalente ao nosso. Isso permitiu que nossaespécie sofresse modificações que dificilmente serão igualadas por qualquer outro ser vivo.
 
b) Segundo o evolucionismo, todas as espécies conseguem evoluir, portanto não existe possibilidade de mudança na quantidade de espécies existente, e sim na sua condição biológica que sofre alteração a cada passo da evolução.
 
c) A busca de restos humanos pré-históricos nos obrigou a considerar aevolução da espécie humana como outro animal qualquer. Além disso, segundo essa teoria todas as espécies vivas são fruto de uma longa e lenta evolução, não apenas o ser humano. Devemos então compreender que o processo da vida é evolutivo, inacabado e sem um objetivo ou plano pré-definido.
 
d) Para os evolucionistas, todo organismo EVOLUI. Evolução para eles significa que todas as espécies queevoluem se tornam necessariamente melhores, mais fortes e com organismos superiores aos que tinham há milhares de anos atrás.
 
e) Segundo o evolucionismo, apenas as espécies superiores evoluem, enquanto as inferiores acabem sofrendo extinção.
 
Resposta correta: c)

Exercício resolvido para o tema 1.1:
 
1) “Um menino e uma menina agem diferentemente em função apenas de seus hormônios, e nãoem decorrência de uma educação diferenciada.”
Esse tipo de afirmação está corretamente associado com que se segue:
 
A ) Determinismo biológico
B ) Endoculturação (que é a educação dentro de uma cultura)
C ) Evolucionismo
D ) Determinismo Geográfico
E ) Etnocentrismo
 
Resposta do exercício 1): A)

Exercício
 
1) O antropólogo americano Clifford GEERTZ, afirma que o crescimentocortical humano (o córtex cerebral) foi posterior e não anterior ao surgimento da cultura. Ele afirma que “isso é de importância fundamental para o nosso ponto de vista sobre a natureza do homem que se torna, assim, não apenas o produtor de cultura. Mas também, num sentido especificamente biológico, o produto da cultura” (LARAIA, R.B. Cultura, RJ: Jorge Zahar, 2005 pg. 57).
 
Essa afirmação faz partedo debate sobre a evolução biológica humana e o surgimento da cultura, e pode ser interpretada como segue. Assinale a alternativa correta:
 
a) Reflete sobre as diferenças entre ser humano e natureza, afirmando que o ser humano deixou de fazer parte da natureza devido ao crescimento cortical.
b) Que nossa espécie produz cultura humana, enquanto as outras produzem tipos de cultura diferentes.c) Defende a idéia de que a natureza não produz nada sem uma razão, portanto para existir cultura teve que se produzir antes o ser humano.
d) A evolução é um processo contínuo, linear, cujo nível de complexidade caminha do mais simples ao mais elaborado, portanto ao produzir cultura o ser humano adquire uma posição superior em relação às outras espécies animais, incapazes de atingir essaevolução.
e) Propõe pensarmos a evolução biológica humana como um processo simultâneo ao desenvolvimento das habilidades culturais.
 
 
Resposta do exercício 1): e)

Exercício resolvido para o item 2.1:
 
1) Alfred KROEBER afirma que existe uma diferença muito grande entre a evolução biológica dos animais e do ser humano. Para fundamentar sua idéia, ele cita o fato que os ursos polares desenvolveramao longo de muitas gerações grossas camadas de pelos para sobreviver ao clima de seu meio ambiente, enquanto o ser humano ao invés de desenvolver pelos, utiliza roupas e cobertas. Ao realizar essa comparação, o autor está:
 
A ) demonstrando a importância da superioridade humana em relação aos outros animais, uma vez que nossa espécie é capaz de se adaptar a qualquer meio ambiente.
B )...
tracking img