Trabalho terceiro setor - campanha de coleta de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO, LINHA DE FORMAÇÃO:

ANÁLISE DE SISTEMAS




ADMINISTRAÇÃO DO 3º SETOR



PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

ENTIDADE: FUNDAÇÃO ESPÍRITA LAR IRMÃ ESTHER

PROJETO: CAMPANHA DE COLETA DE ALIMENTOS







PROF. GILBERTO TESTA







IVAR LACERDA LEITE

MARCELO MAGALHÃES

ODAIR MACAGNAN VENCI





PORTO ALEGRE, 21 JUNHO DE 2012.


SumárioINTRODUÇÃO 3
REFERENCIAL TEÓRICO 4
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ENTIDADE 4
DEFICIENCIAS E/OU NECESSIDADES LEVANTADAS 5
APRESENTAÇÃO DO PROJETO 6
1. Nome do Projeto: 6
2. Apresentação do projeto: 6
3. Objetivo Específico: 6
4. Metodologia. 6
5. Cronograma. 7
6. Avaliação de resultados. 7
CONCLUSÃO 8









INTRODUÇÃO
O tipo de entidade escolhida foram as fundações, sendoque como objeto deste trabalho particularmente a Fudação Espírita Lar Irmâ Esther, entidade situada em Guaíba que abrange voluntariado e religiosidade. Para a realização deste trabalho, contamos com o auxílio de pessoas com experiência na área voluntaria que nos informaram o funcionamento das ações de caridade realizadas pela Fundação. Diariamente são distribuídas refeições para pessoas carentes,a instituição também conta com o trabalho do “Roupeirinho” onde voluntárias fazem consertos das roupas arrecadadas para posteriormente serem doadas à comunidade carente.
Verificando as demandas da instituição, optamos por direcionarmos nossa atenção ao trabalho de distribuição de cestas básicas, trabalho este que é realizado mensalmente às famílias pré-cadastradas, propomos algumas açõespara expansão e melhoria na captação de alimentos.











REFERENCIAL TEÓRICO
Simultaneamente ao surgimento de certas organizações no interior da sociedade civil, caracterizadas pela promoção de ações de natureza privada com fins públicos, diferentes denominações passaram a ser dadas às mesmas. Alguns exemplos são: organizações voluntárias, organizações não governamentais(ONG’s), organizações sem fins lucrativos, setor independente, terceiro setor.
Segundo SIMONE COELHO (2000), “essa multiplicidade de denominações apenas demonstra a falta de precisão conceitual, o que, por sua vez, revela a dificuldade de enquadrar toda a diversidade de organizações em parâmetros comuns”.
Fernandes (1994) atesta esta indefinição: “A própria idéia de um terceiro setorestá longe de ser clara na maioria dos contextos. Torná-la clara é tanto uma tarefa intelectual quanto prática, já que não fará sentido a menos que um número expressivo daqueles envolvidos venha a considerá-la uma idéia significativa”.






CONTEXTUALIZAÇÃO DA ENTIDADE
A FUNDAÇÃO ESPÍRA LAR IRMÃ ESTHER é uma instituição fundada em 23 de julho de 1979 na cidade de Guaíba/RS, pelo jornalistaFernando Ós, que influenciado por sua mãe Sra. Esther veio a conhecer o médium Chico Xavier no ano de 1974. A criação da entidade veio do desejo de seguir assim com as ações de caridade que sua mãe já realizava em favor das comunidades carentes da região.
Entre outras atividades a Fundação mantém os abrigos Lar Irmã Esther localizada na cidade de Eldorado do Sul, que atende crianças de 0 a5 anos em situação de vulnerabilidade social, também mantém a Casa Chico Xavier localizada na vila logradouro na cidade de Guaíba que atende crianças e adolescentes de 0 à 16 anos, divididos por faixa etária.
O Lar é uma casa espírita que desenvolve trabalhos mediúnicos, evangelizações, atividades de teatro, canto, escolinha para crianças, é destinado a todas as pessoas que acreditam e/ousimpatizam com a doutrina espírita.
Abriga diariamente em torno de 90 pessoas carentes e desamparadas, provenientes de vilas e bairros pobres do município. Essas pessoas almoçam no Lar. Recebem, além da alimentação, roupas doadas ao "roupeirinho". Também é feita a distribuição de ranchos básicos conforme a disponibilidade de alimentos não perecíveis existentes na despensa. A instituição possui...
tracking img