Trabalho teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho serão feitas pesquisas sobre teoria geral de sistemas de informação , evolução dos computadores de 1995 á 2012 e as funcionalidades dos sites de livros propostos .











Objetivo


Aumentar o conhecimento e aprendizado de todos os envolvidos ( alunos e professores ) sobre os temas descritos na introdução .Sistema de Informação Operacional


Sistemas de Processamento de Transações (SPTs) ou sistemas de informação operacionais são sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., Onde os recursos são predefinidos e estruturados, são através deles que os gerentes monitoram operaçõesinternas e externas da empresa, são críticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a outras empresas e a própria. Atendem 5 categorias funcionais: vendas/marketing, fabricação/produção, finanças/contabilidade e recursos humanos.

Sistema de Informação Gerencial

Os sistemas de informação gerenciais são os sistemas de informação que sintetizam , registram e relatam a situação em que seencontra as operações da organização . Esses sistemas atendem em grande parte os gerentes de nível tático da organização na forma de relatórios que apresentam indicadores sobre o desempenho de uma determinada área . Os sistemas de informação gerencial são ferramentas para o controle das atividades rotineiras da organização . Seu desenvolvimento e utilização é facilitado quando a organização dispõemde sistemas de processamento de transações já implementados e uma cultura de gestão pautado no uso de indicadores ou da avaliação por resultados . Os sistemas de informações gerenciais permitem oferecer suporte a decisões estruturadas . Uma decisão estruturada envolve procedimentos padronizados e se caracteriza como repetitiva e rotineira .

Sistema de Suporte a Decisão
As principaiscaracterísticas dos SAD são: Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo; Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações. Flexibilidade na busca e manipulação das informações [BURC89]; Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões, com flexibilidade de adaptação ao estilo pessoal detomada de decisão do usuário [MITT86]; Real pertinência ao processo de tomada de decisão, ajudando o usuário a decidir através de subsídios relevantes; Usabilidade, ou seja, facilidade para que o usuário o entenda, use e modifique de forma interativa. [AWAD88].
Quando uma organização não possui sistemas de informação que auxiliem o processo de tomada de decisão, as decisões são baseadas em dadoshistóricos e em experiências individuais. Quando existe um SAD apoiando esse processo, as informações fornecidas por ele são incorporadas aos dados históricos e experiências individuais, possibilitando melhores condições para a tomada de decisão.

Sistema de Suporte Executivo
As principais funções e características desses sistemas são: Gerar mapas, gráficos e dados que possam ser submetidos a análiseestatística para suprir os executivos com informações comparativas, fáceis de entender; Fornecer dados detalhados sobre passado, presente e tendências futuras das unidades de negócios em relação ao mercado para auxiliar o processo de planejamento e de controle da organização [WATS92]; Possibilitar a análise das informações obtidas; Permitir que o executivo se comunique com o mundo interno e externoatravés de interfaces amigáveis (correio eletrônico, teleconferência, etc.) que sejam flexíveis a ponto de se ajustarem ao seu estilo pessoal;Oferecer ao executivo ferramentas de organização pessoal (calendários, agendas eletrônicas, etc.) e de gerenciamento de projetos, tarefas e pessoas.
Sistema de Informação Estratégica
Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para...
tracking img