Trabalho teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Compreendendo o surgimento das Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um “livro” de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo de alcançar máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativastiveram sua importância reconhecida, apartir do início do século XX, quando, a Revolução Industrial, caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização da indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (indústria têxtil);
e grande aceleração dos transportes e das comunicações. Sendo, necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bensera um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e aadministração de negócios
públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).
Nos dias atuais, onde as mudanças organizacionais encontram-se em alta velocidade, podemos dizer que sem os critérios adotados pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar,organizar, liderar, executar e controlar. Essas funções básicas são essenciais para o administrador, como condição imprescindível para entender e atuar no mundo do trabalho do século XXI.
Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadaspara a situação”.
A realidade social atual presente no contexto empresarial faz surgir novas fases no conhecimento administrativo, levando os administradores a buscar novas soluções para assimilar o desenvolvimento e os problemas dentro do ambiente empresarial.



2. DESENVOLVIMENTO
2. 1. O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO COMO UM EVENTO SOCIAL.
Compreendendo aAdministração como evento social, pois, já que seu surgimento foi para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanharem as novas necessidades ocasionadas pela evolução social.
Na obra de Leo Huberman, A Historia da Riqueza do Homem, esta contida de forma sucinta como se tem o desenvolvimento do sistema capitalista, onde anteriormente na mesma obra estevepresente o desenvolvimento do sistema feudal. Onde nos é mostrada de forma clara e real as transformações sofridas pela sociedade num todo a partir das mudanças econômicas, mostrando assim como um sistema de negócios pode diretamente alterar a vida do homem. E onde as características marcantes de Taylor e Fayol estão evidenciando suas contribuições para época, apontando as razões que fizeramsurgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.
As características marcantes das teorias de administração propostas pelo precursor da administração, FREDERICK W. TAYLOR: que considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. Com o objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nasindústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, como menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Os princípios básicos para alcançar maior eficiência e produtividade foram:
- Intensificação: diminuir o tempo da fabricação e da...
tracking img