TRABALHO TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

3527 palavras 15 páginas
TRABALHO TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA

1. O Pietismo : sua origem (causas), fundamentos, pontos principais, etc.
O Pietismo é um movimento de renovação espiritual da Igreja, surgido no âmbito do protestantismo do século XVII. Diferentemente da Reforma no século anterior, o movimento pietista visa primeiramente à renovação da vida da Igreja, sendo que a Teologia está à serviço deste propósito. A causa do pietismo é a acomodação após o fogo da reforma, e sua ênfase doutrinária na justificação pela fé. Para os reformadores no século XVI, o alvo era a reforma teológica, que traria como decorrência a renovação da Igreja. Já os pietistas entendiam que esta reforma já havia sido feita, e o que havia necessidade é de que ela fosse posta em prática. Por isso, o Pietismo não pode e não deve ser visto como um movimento de reforma teológica, mas sim como movimento de santidade de vida.
Esta visão foi muito bem expressa no livro de Philipp Jacob Spener (1635-1705), intitulado Pia Desideria, cuja a tradução significa "Desejos piedosos". Este livro contem os anseios de muitos pessoas, pastores e leigos, que procuravam modificar o "estamento eclesiástico".
O movimento pietista, na verdade, não era um bloco monolítico. Ele pode ser, no mínimo, agrupado em 5 tipos distintos: a. O Piestimo reformista, de natureza luterana, surgido em torno da pessoa de Spener; b. O Piestimo de Halle, conduzido por August H. Francke; c. O Pietismo radical, que busca uma ruptura com a Igreja instituída, d. O Pietismo da comunidade dos irmãos moravianos, organizado por Zinzendorf; e. O Pietismo de Württemberg. O período de atuação do Pietismo, em sua primeira versão, durou de 1670 até 1780.

O Pietismo fez, no entanto, contatos com outros movimentos de renovação como o Puritanismo e o Metodismo na Inglaterra, além de influências que recebeu do pietismo reformado oriundo da Holanda.
As influências do novo tempo também se fazem notar no Pietismo, visto que no seu intuito de

Relacionados