Trabalho tecnologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MARIA ROSA TAVARES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

ITABERABA
2011
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO .............................................................................................4
2- DESENVOLVIMENTO ..................................................................................4
2.1 LISTAS LINEARES..................................................................................4
2.2 BANCO DE DADOS
2.3 ORIENTAÇÃO A OBJETOS
2.4 POLIMORFISMO NO DIAGRAMA DE CLASSE
3- CONCLUSÃO ...............................................................................................10
4- REFERÊNCIAS............................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Hoje, o setor de TI da empresa analisada não faz uso de nenhum metodologia de desenvolvimento de software. Com isso, dificilmente é obtido o sucesso esperado no que se refere ao cumprimento de prazos e custos.
O processo de criação de software pode ser enquadrado no nível 1 do CMMI, ou seja, o sucesso do produto depende, em grande parte, dahabilidade heróica dos seus desenvolvedores. Não existem processos bem definidos para controlar as fases de engenharia de software: análise de requisitos, planejamento, modelagem, execução, teste, homologação e implantação. No ciclo de vida do sistema, não se utilizam metodologias efetivas que produzam qualidade nos subprodutos de cada fase do projeto.
A importância dos Sistemas deInformação para a empresa analisada é notória diante de um mercado globalizado, dinâmico e onde as informações se encontram ao alcance de qualquer computador conectado à Internet.

2 - METODOLOGIAS
A quantidade de metodologias propostas para o desenvolvimento de software atingiu um número demasiado elevado, entretanto vamos apresentar duas.
Para além destas,existiram outras contribuições importantes que não estão incluídas aqui por não apresentarem uma perspectiva integrada de todo o processo de desenvolvimento, mas apenas sugerirem anotações ou técnicas de modelagem.

2.1 EXTREME PROGRAMMING

A Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que são modificadosrapidamente. Entre as principais características que a diferencia das outras metodologias
são:
• Feedback constante
• Abordagem incremental
• A comunicação entre as pessoas é encorajada
A finalidade da comunicação é manter o melhor relacionamento possível entre clientes, desenvolvedores e gerentes, preferindo conversas pessoais a outros meios de comunicação.
A prática do feedbackconstante significa que o programador terá informações constantes sobre o código e o cliente. A informação do código é dada pelos testes constantes, que indicam os erros tanto individuais quanto do software integrado. Em relação ao cliente, o feedback constante significa que ele terá frequentemente uma parte
do software totalmente funcional para avaliar. Com isso, o cliente constantemente sugeriránovas características e informações aos desenvolvedores. Desta forma, atendência é que o produto final esteja de acordo com as expectativas reais do cliente. A XP baseia-se em 12 práticas descritas a seguir:
• Planejamento: baseia-se em requisitos atuais reais para desenvolvimento de software, não em possíveis requisitos futuros. A XP procura evitar os problemas de relacionamento entre a áreade negócios e a área de desenvolvimento. Ambas as áreas devem cooperar para o sucesso e cada uma deve focar partes específicas do projeto. Desta forma, enquanto a área de negócios deve decidir sobre o escopo, a composição das versões e as datas de entrega, os desenvolvedores devem decidir sobre as estimativas de prazo, o processo de desenvolvimento e o cronograma detalhado para que o software...
tracking img