Trabalho tecnologia de gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COOPERATIVISMO DE TRABALHO: TECNOLOGIA DE GESTÃO OU MODEW DE ORGANIZAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICO PARA A AUTONOMIA DO TRABALHO?
Walter TESCH 1

Queremos falar do movimento cooperativo e sobretudo das manufaturas cooperativas montadas sem nenhuma ajuda e com o esforço de alguns braços audazes. O valor destas grandes experiências sociais é inestimável. Com ações, e não por raciocínios, provaram que aprodução em grande escala e de acordo com as exigências da ciência moderna pode funcionar sem que uma classe de amos empregue uma classe de 'braços' ... e que o trabalho assalariado, como a escravidão, como a servidão, não é mais que uma forma transitória e inferior, destinada a desaparecer frente à associação dos trabalhadores. (Karl Marx, Mensagem Inaugural da Associação Internacional dosTrabalhadores, 1864 apud Bom'det, 1978).

Considerações
No quadro de mudanças radicais e rápidas no contexto da revolução tecnológica da informação, nas comunicações e na economia, as instituições humanas, o Estado, os costumes e a cultura também são levados de roldão. Como não podia deixar de ser, o mundo do trabalho construído pela revolução industrial e suas instituições vêm sofrendo profundas erápidas mudanças que as instituições, as normas e os homens envolvidos nesse sistema têm dificuldade de perceber e muito menos de incorporar e se adaptar.

I Coordenador Geral da Federação de Cooperativas de Trabalho do Estado de São PauloFETRABALHO-SP, Presidente do CICOPA Américas e Vice-Presidente do CICOPA Internacional (Comitê Especializado da Aliança Cooperativa Internacional).

71

ORG &DEMO

Historicamente, o conceito trabalho, desde o tripalium, ferro que os romanos usavam para marcar o escravo, sofreu diversos enfoques e significados, isto sem entrar em debates filosóficos .. Basta recordar que o trabalho na Grécia antiga não era para os cidadãos. No Brasil, até 1886, o trabalho era uma atividade para escravos, ao menos o trabalho manual. Este trabalho escravo era tão legalcomo o atual trabalho assalariado subordinado, dependente e considerado hiposuficiente. O sistema de trabalho assalariado, surgido com a revolução industrial, ganhou universalidade e hegemonia e foi estandatizado internacionalmente através de legislações nacionais, convenções, recomendações da OIT (Organização Internacional do Trabalho) desde 1919, mas isto está longe de significar um estatutorígido e permanente. As mudanças assinaladas anteriormente apontam para transformações radicais e rápidas no sistema de trabalho assalariado e, por conseqüência, nas suas instituições, no marco legislativo com impactos culturais e nos grupos corporativos ligados ao trabalho ao nível do Estado. O perfil do novo mercado de trabalho muda com rapidez como muda a economia, e a própria estrutura dasempresas se ajusta a esse processo. Portanto, isto implica simultaneamente a diversificação de atividades, emergência de novos setores econômicos, com a diminuição do trabalho industrial e do trabalho formal tradicional. Na economia aberta e global, com exigência de competitividade, melhor qualidade e menores preços, é necessário diminuir custos, flexibilizar a produção e a força de trabalho de forma afazer adequações rápidas que permitam manter-se no mercado. Em alguns setores, a alta densidade de capital faz com que o custo de geração de novos postos de trabalho se eleve. Por essà razão se amplia a preocupação por uma globalização acompanhada de concentração de renda e exclusão social. Isto teve como conseqüência, colocar a questão emprego-desemprego no centro da agenda político-socialinternacional, buscando evitar uma miserabilidade global. Busca-se um modelo de organização econômicosocial que leve à inclusão, à distribuição da renda, à socialização rápida e à paz na comunidade, e o único que é viável diante do modelo de exclusão com centração que está vigente no mundo é o modelo da cooperação, integração com inclusão social.

72

ORG & DEMO

Além do fato de que o trabalho...
tracking img