Trabalho Tecidos Nanotecnol Gicos

2153 palavras 9 páginas
Nanotecnologia Têxtil

O QUE É NANOTECNOLOGIA?

Nanotecnologia vem da palavra nanômetro, e nanômetro é uma unidade de medida assim como milímetros, centímetros, metros, etc. Explicar com palavras o que é um nanômetro é simples, basta dizer que ele equivale a um bilionésimo de metro, mas acho que isso não explica muita coisa né?

a relação entre um nanômetro e uma moeda de 1,2 cm, seria o mesmo que comparar uma bola de futebol com a Lua.

O nome nanotecnologia já foi citado há muito tempo atrás, quando os cientistas ainda estavam sonhando com algo de um tamanho tão minúsculo.
O termo “nanotecnologia” foi criado e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Entre 1980 e 1990 muitas outras teorias foram elaboradas em cima da definição básica criada por um professor da Universidade de Tóquio. Finalmente, no ano de 2000 a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios e as pesquisas em cima desta tecnologia aumentaram significativamente, tanto que hoje ela é o centro das atenções em várias áreas da Ciência.
Como começou a nanotecnologia?
A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito desta tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver.
Essa tecnologia não foi desenvolvida somente para informática, como muitos pensam. Ela ajuda em muitas áreas como, por exemplo: Medicina, Física, Química e até mesmo na Moda como veremos a seguir.
Nanotecnologia e a Moda
Até a pouco tempo atrás a nanotecnologia era aplicada somente à tecidos de segurança, como em coletes à prova de bala, que ganharam tecidos mais leves dos que os já utilizados para esse fim mas que garantem a mesma segurança e para a área da saúde com tecidos com barreira antimicrobiana, que ajudam a minimizar o risco de infecções hospitalares.
Felizmente essa

Relacionados