Trabalho tec web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é um protocolo conforme a Ciência da Computação?
Protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita, uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Um protocolo pode ser definido como as regras que governam a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware ou por uma combinaçãodos dois.

2. Quais as principais características das Portas de um computador?
1 - Uma porta de software serve como conexão virtual que pode ser usada na transmissão de dados, como a conexão entre os computadores e a internet.
2 – Uma porta de hardware serve também como elemento de ligação entre um computador e outro, ou entre um computador e um periférico.
3 – fisicamente, uma porta é aparti de um equipamento na qual se conecta um plug ou um cabo.

3. Qual o protocolo de comunicação e transferência de hipertexto e sua principal porta?
É o HTTP. E a porta é a 80.

4. Explique porque o protocolo TCP é fundamental nas redes globais.
É fundamental devido a sua versatilidade e robustez, já que ele verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada esem erros, pela rede.

5. Comente sobre as duas versões do protocolo IP.
As duas versões são protocolos de comunicação usados entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento de dados, mas existe uma diferença entre as duas versões.
O IPv4 oferece apenas 32 bits de endereçamentos IP - 4 bilhões (4x109).
Já o IPv6 oferece 128 bits de endereçamento IP cerca de (3,4x1038).

6. Qual oprotocolo de transferência de arquivos, como funciona e cite dois programas que auxiliam em seu uso?
É o FTP. É uma forma de transferência de arquivos pela internet que dá-se entre um computador “cliente” (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de trasnferência). E os dois programas que auxiliam o uso são: 1º FileZilla, 2ºPROFTPD

7. Como os domínios são traduzidos na internet?
Infelizmente a internet não conhece nomes como seudominio.com, então os servidores contém informações que fazem a tradução de caracteres alfanuméricos para endereço IP, como 177.19.65.115.

8. Quais as principais diferenças entre o HTTP e o HTTPS?
O HTTP não é seguro, pois permite à possibilidade de alguém intercepitar a conversa entre ocliente e o servidor. Já o HTTPS é seguro, pois transmite dados criptografados e que verifica a autencidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.

9. Como restringir e permitir acessos seguros à informações que não são públicas? Explique o processo.
Através de controle de acesso, pode ser por meio de login e senha para os usuários onde o usuário é previamente cadastrado edado a ele autorização para executar determinadas tarefas ou não, pode ser através de leitores biométricos onde o processo de autorização para execução de tarefas é o mesmo de login porem o meio de autenticação é através de leitores biométricos como leitor de impressão digital ou através de certificado digital para autorização ou não do acesso.



10. Qual a diferença entre identificação eautenticação em sistemas de informática?
A identificação e autenticação fazem parte de um processo de dois passos que determina quem pode acessar determinado sistema. Durante a identificação o usuário diz ao sistema quem ele é (normalmente através de um nome de usuário). Durante a autenticação a identidade é verificada através de uma credencial (uma senha, por exemplo) fornecida pelo usuário.Atualmente, com a popularização tecnológica, reconhecimento por impressão digital, smartcard, MiFare ou RFID estão substituindo, por exemplo, o método de credencial (nome e senha). Dispositivos com sensores que fazem a leitura, a verificação e a identificação de características físicas únicas de um indivíduo aplicam a biometria e fazem agora a maior parte dos reconhecimentos. A identificação...
tracking img