Trabalho tcc tecnico em contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Com o intuito de minimizar os custos, alguns contribuintes praticam atos ilícitos, que eventualmente vem acompanhado da conivência, ou até mesmo de orientação do profissional contábil. Para explicitar alguns desses aspectos serão abordados nesse artigo a importância da ética no exercício da profissão contábil, a sonegação fiscal e crimes tributários e o profissional contábil diante dessescrimes de sonegação.
Palavras  chave: Ética, sonegação fiscal, crimes.
1.INTRODUÇÃO
Esse artigo tem a finalidade suscitar uma discussão sobre a ética na profissão contábil e os riscos dos crimes tributários para esse profissional, a fim de estimular a execução da lei e, sobretudo conscientizar o profissional contábil no que tange a integridade, honestidade e ética, zelando pela moralidade daclasse e, sobretudo garantindo transparência nos procedimentos contábeis.
Tendo em vista que a base da ética é a verdade, e quem se apresenta como profissional e não zela por sua competência na orientação técnica a seus clientes, falta com a verdade e atenta contra a ética. A fim de cumprir com o papel que norteia a ética na profissão contábil foi criado o Código de Ética Profissional tem porobjetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional. Partindo desse pressuposto, o código de ética propôs ao contabilista o procedimento correto do exercício da profissão, a fim de garantir a idoneidade do profissional e, também do patrimônio do cliente.
2.A IMPORTANCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A Contabilidade na qualidade de ciências aplicada temcomo ponto essencial "identificar, mensurar e comunicar informações que facilitem na tomada de decisões econômicas" DIAS FILHO (2000 pág. 46) através de informações estruturadas aos usuários, ela é considerada a linguagem internacional dos negócios, a única capaz de ser compreendida em diversos idiomas. Valendo-se desse privilégio a classe contábil deve cada vez mais atender as expectativas dosusuários das informações por ela emitidas.
O fato é que a contabilidade tem seus princípios, suas leis e normas formadas através de milênios. O que a caracteriza como ciência é exatamente o fato da "generalidade" da aplicação do conhecimento. Segundo Lopes de Sá (2004 pág. 46) a opinião do contador não é inspirada no que ele "supõe", mas no que ele "aprendeu" ou "absorveu" como conhecimento.
Ainformação contábil é um instrumento de caráter relevante para os usuários da contabilidade, portanto, deve atender aos objetivos a que se destina. Segundo o FASB-Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira - a informação deve ser relevante, oportuna, compreensível, precisa, neutra e representativamente fiel, a partir do momento que a informação possuir todas essas características ela pode serconsiderada esclarecedora para a sociedade, essas além de serem verdadeiras, elas devem ser íntegras e claras quanto às quantidades e qualidades dos termos físicos e monetários da entidade (NBC  1).
3.O PAPEL DO CONTADOR NA SOCIEDADE
No aspecto que tange o perfil do contabilista, Branco (2003) diz que:
O contabilista deve possuir um perfil e uma formação humanística, uma visão global que o habilita acompreender o meio social, político, econômico e cultural onde esta inserida, tomando decisões em um mundo diversificado e interdependente. Deve ter uma formação técnica e cientifica para desenvolver atividades especificas da prática profissional, com capacidade de externar valores de responsabilidade social, justiça e ética. Deve ter competência para compreender ações, analisando, criticamenteas organizações, antecipando e promovendo suas transformações, compreensão da necessidade continuo aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento da auto - confiança e capacidade de transformar.
Fazendo uma analise sobre a citação de Branco, pode  se concluir que o profissional de contabilidade tem papel fundamental na organização, pública ou privada, orientando e dando suporte para as tomadas...
tracking img