Trabalho tainara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÉCULO XIX NO BRASIL: INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA 
O início do século XIX no Brasil é marcado pela vinda da família real portuguesa, que pretendia ficar de fora do conflito entre a Inglaterra e a França,governada por Napoleão. Dom João VI e uma comitiva de milhares de pessoas desembarcaram na Bahia em 1808 e no mesmo ano transferiram-se para o Rio de Janeiro.

MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA:Chefiadapor Joachin Lebreton, a missão artística francesa chegou ao Rio de Janeiro em 1816, oito anos depois da família real. Dela faziam parte, entre outros artistas, Nicolas-Antoine Taunay, JeanBaptiste Debret e Auguste-Henri-VictorGrandjean de Montgny. Em agosto de 1816, o grupo organizou a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, transformada em 1826, na Academia Imperial de Belas-Artes.

TAUNAY: apaisagem brasileira do século XIX
Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) é um dos nomes mais importantes da Missão Francesa. Na Europa, participou de várias exposições e foi muito requisitado para pintarcenas de batalhas napoleônicas. Os cinco anos que aqui ficou, pintou cerca de trinta paisagens do Rio de Janeiro e regiões próximas.

DEBRET: os costumes brasileiros do século XIX
Com trabalhosmuito reproduzidos nos livros escolares, Jean-Batiste Debret é o artista da Missão Francesa mais conhecido pelos brasileiros. Na Europa já era um artista premiado e pintava quadros com temasrelacionados a Napoleão.
Foi professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas-Artes e realizou a primeira exposição de Arte no Brasil, em 1829.

A MISSÃO FRANCESA NA ARQUITETURA:
Na arquitetura,a Missão Francesa adotou o estilo neoclássico e abandonou o Barroco, que, em nosso país, principalmente em Minas Gerais, havia se desenvolvido com características e soluções brasileiras. O principalresponsável por essa mudança foi o arquiteto Grandjean de Montigny (1772-1850), autor do projeto da Academia Imperial de Belas-Artes (demolido em 1937).

MUDANÇAS NO RIO DE JANEIRO:A vinda da...
tracking img