Trabalho supply chain managementem cadeais agroindustriasi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPPLY CHAIN MANAGEMENTEM CADEAIS AGROINDUSTRIASI: DISCUSSÕES A CERCA DAS APLICAÇÕES NO SETOR LACTEO BRASILEIRO

O conjunto de idéias ligadas á noção de cadeia produtiva vem se mostrando muito útil nos últimos anos para pesquisadores e decisores públicos e privados interessados na elaboração de políticas setoriais. Entretanto, estas mesmas idéias vem se mostrando menos eficiente em apontar asempresas ferramentas gerenciais que permitam operacionalizar ações conjuntas que aumentem o nível de coordenação e de eficiência de uma cadeia agroindustrial (Batalha, 1999).

O que mais vem se destacando é o sistema de gestão de custos e ferramentas de otimização logística.
Pois um sistema de custo confiável, responde apenas ao desempenho operacional da empresa.Mas existem outras informaçõesgerenciais que são importantes dentro do ambiente competitivo, ou seja, cadeia de suprimentos de uma determinada empresa.

Um laticínio configura-se como uma rede de captação e beneficiamento de leite. Os fornecedores da rede, entregam o leite na usina e então inicia-se a gestão dos custos.
Esse tipo de cadeia é considerado como uma limitação, pois existem atividades de suprimentos extra-firmaque não são considerados num sistema de gestão de custos industriais. Surge então a duvida na tomada de decisão da viabilidade de manter ou não a coleta do leite dos produtores em volumes reduzidos.

Dentro deste contexto a (SCM) pode ser uma ferramenta preciosa na melhoria da competitividade de uma cadeia produtiva como um todo.
O conceito de gestão de cadeia de suprimentos propõe uma integraçãode todas as atividades, e de todos os elos ou agentes, ou seja,a organização como um todo empenhada na busca pela vantagem competitiva sustentável. Ela deve ser vista como uma rede de empresas

Por outro lado, o conceito de gestão da cadeia de suprimentos pressupõe a integração de todos as atividades da cadeia mediante melhoria nos relacionamentos entres os diversos elos ou agentes -organizações de diferentes tipos interagindo - em busca da construção de vantagens competitivas sustentáveis para a cadeia como um todo. A cadeia de suprimentos independentes que agem em sintonia de forma a criar valor para o usuário final através da distribuição de produtos.

O objetivo é colocar questões relativas ao uso adequado desses ferramentais teóricos combinados com ferramentas de gestãoempresarial e mecanismos de coordenação vertical entre os agentes, como fonte de aumento de eficiência e eficácia de uma dada cadeia como um todo.

2. Cadeias de Suprimento e a Incerteza

Em uma cadeia de suprimento devem existir diversos agentes econômicos e institucionais, desde fornecedores, distribuidores e varejistas, atendendo as necessidades dos consumidores finais.
Então a importância deinformações de feedback. As informações são muito importantes para o crescimento e desempenho das organizações. Pois nelas se apóiam as decisões que exercem influencia sobre as pessoas, pois podem multiplicar a sinergia dos esforços ou anular o conjunto destes.

A comunicação de demanda por produtos e serviços através da cadeia é o pedido (ordem) de compra. Cada cliente de cada elo mantem suasinformações.

O caminho tradicional de comunicação de demanda por produtos e serviços através da cadeia de suprimentos é o pedido (ordem) de compra. Usualmente, os clientes de cada elo da cadeia mantém suas informações referentes a nível de estoques, padrão de vendas e planejamento de entregas apenas dentro de suas organizações. McGuffog (1997) apud (Van der Vorst et al., 1998) cita que mesmo quando ademanda de um produto é estável, fatores institucionais (incluindo infra-estrutura e horários de transportes - aéreos, rodoviários, etc. , sistemas computacionais, capacidades de máquinas, depósitos ou veículos, etc.) ou fatores randômicos tendem a tornar a demanda, expressa em cada estágio subseqüente a montante na cadeia de suprimento, mais cíclica e sua variação amplificada. Os pedidos para...
tracking img