Trabalho sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Pobreza e exclusão social

Pobreza e exclusão social são difíceis de definir e medir. Ambas são situações que apresentam múltiplas dimensões e tendem a se modificar em função do momentohistórico, das condições da economia, de fatores culturais e das diversidades regionais.
Na pratica, a pobreza é associada à insuficiência de renda. Diz-se, portanto que um individuo ou uma família é pobrequando a soma de seus rendimentos não lhe permite satisfazer as necessidades básicas de alimentação,transporte, moradia, saúde e educação. Por sua vez exclusão social é interpretada de maneira maisampla e abrange, além da renda, restrições a mobilidade social (intra e inter-gerações) derivadas de condições como raça, sexo,tipo de ocupação, condição socioeconômica, além de fatores culturais,institucionais e políticos.

* Desemprego e economia informal

Tanto a economia quanto o trabalho informal são o conjunto de atividades não inclusas nos controles econômico-financeiros do governo.Não pagam impostos, não contribuem para a assistência social, etc.
A economia informal envolve trabalhadores sem carteira assinada como camelôs, ambulantes, catadores de papel. Esse tipo deatividade, embora tenha diminuído o desemprego no Brasil, é uma economia muito grande ainda.
O aumento da economia informal no Brasil vem sendo causado pelo avanço da política neoliberal que contribui para oaumento da desigualdade social, do desemprego e conseqüentemente para o aumento da pobreza. Essa situação coloca o individuo a margem da sociedade e o impulsiona a encontrar meios alternativos paragarantir sua sobrevivência.

* Sociedade de consumo

O que caracteriza a sociedade de consumo a insaciabilidade dos consumidores e a constante mutabilidade de desejos. Um item do qual oconsumidor sente desejo hoje, caso seja adquirido, induz o desejo a outro e assim infinitamente. A propensão a consumir. Mas aonde esta a origem desta insaciabilidade? Segundo estudos, estes desejos provem...
tracking img