Trabalho sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Fundamentos Sócio-Antropológicos
Prof. Ronald Garcia
Aluno:
1. Diferencie a noção de cultura de conhecimento formal e artes. O que é Cultura?
Cultura refere-se aos modos devida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dentro da mesma. Inclui a arte, a literatura e a pintura, o modo de vestir das pessoas, seus costumes, seus padrões de trabalho, cerimônias religiosas eaté ocupações de lazer. Compreendem tanto aspectos intangíveis - as crenças, as idéias e os valores que formam o conteúdo da cultura - como também aspectos tangíveis - os objetos, os símbolos ou atecnologia que representam esse conteúdo.
A arte faz parte da cultura, é uma linguagem elaborada por sinais, signos, códigos e representações associadas às idéias e sentimentos; possui uma funçãoestética e criativa, constrói e resignifica as formas expressivas dando-lhes conteúdo e significações. É um modo privilegiado de conhecimento que promove aproximação entre as pessoas, favorecendo oreconhecimento de semelhanças e diferenças expressas nos produtos artísticos culturais e suas concepções estéticas, como por exemplo, no artesanato indígena. A comunicação entre as pessoas e as leituras demundo não se dão apenas por meio da palavra. Muito do que sabemos sobre o pensamento e o sentimento das mais diversas pessoas, povos, países e épocas são conhecimentos que obtivemos única eexclusivamente por meio de suas músicas, teatro, poesia, pintura, dança etc.

2. Explique a "tensão" que existe entre indivíduos (livre arbítrio) e os condicionamentos que recebem da sociedade. Como essatensão pode contribuir para as mudanças no interior da cultura?
Como as sociedades modernas estão tornando-se culturalmente mais diversa ou multicultural, vários segmentos da população que sãodistinguíveis do resto da sociedade por seus padrões culturais (comunidades subculturas) vivem lado a lado.
As subculturas e as contraculturas (grupos que rejeitam em grande medida os valores e as...
tracking img