Trabalho sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO – FAAP

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Questões para o Trabalho em grupo

Durkheim
1) Explique a seguinte afirmação a respeito do pensamento durkheimiano: “a sociedadeprevalece sobre o indivíduo, impondo a ele as normas gerais de conduta social”.

2) Analise a diferença fundamental entre os dois tipos de sociedades e identifique as relações entre cada um dessestipos com a solidariedade e o direito.

3) Justifique de acordo com Durkheim: “ A solidariedade que deriva das semelhanças atinge seu maximum quando a consciência coletiva abrange exatamente nossaconsciência total e coincide em todos os pontos com ela”.

Marx

4) De acordo com Marx “toda ciência seria supérflua se a forma de manifestação [a aparência] e a essência das coisas coincidissemimediatamente”. Explique o trecho, à luz do argumento do fetichismo do autor.

5) Explique a afirmação de Marx: “O capital não é, pois, uma força pessoal; é uma força social”.

6) Analise tendo porbase o Prefácio da Contribuição para a Crítica da Economia Política: “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência”.Weber
7) Comente a idéia de Weber: “Trabalhe com vigor em tua vocação. Mas, a coisa mais importante era que, acima de tudo, o trabalho veio a ser considerado em si a própria finalidade da vida. Aspalavras do apóstolo Paulo, “quem não trabalha não deve comer”, valem incondicionalmente para todos. A falta de vontade de trabalhar é sintoma da falta de graça” (WEBER, 1992, p.124-125)?

8) Aoexplicar o tipo ideal Weber afirma: “Trata-se de um quadro de pensamento, não da realidade histórica,e muito menos da realidade “autêntica”; não serve de esquema em que se possa incluir a realidade amaneirade exemplar”. Analise essa afirmação.

9) Justifique, com base na leitura da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, a afirmação de Weber: “...esta ideia peculiar do dever profissional,...
tracking img