Trabalho sobres os diversos tipo e açucares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforme Lehninger, os carboidratos são biomoléculas mais abundantes na terra. Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são a base da nutrição humana e sua oxidação é a principal via liberadora de energia em células não fotossintéticas. Convém afirmar que o organismo humano utiliza os carboidratos como energia na forma de açúcar simples.

Existem três classes principais de carboidratos:
→Monossacarídeos: açúcares simples, são encontrados na forma d-glicose, frutose e galactose.

Glicose – açúcar de milho, utilizada diretamente pela célula para obter energia, armazenada como glicogênio nos músculos e no fígado, e transformada em gordura para armazenar energia.

Frutose – encontrados nas frutas e no mel, se transforma em glicose no fígado.

Galactose – faz importantecontribuição ao metabolismo energético estrutural da célula.

→ Dissacarídeos (Oligosacarídeos) – são açucares duplos, representados pelo açúcar mascavo, melado e os adoçantes naturais. São compostos cristalinos solúveis em água e apresentam um sabor doce.

Lactose – açúcar presente no leite, formada pela galactose e glicose.

Maltose – açúcar do malte, encontrada em cevada, utilizada na fabricação decerveja.

Sacarose – formada por uma molécula d-glicose mais uma molécula d-frutose. É o mais importante tanto pela quantidade encontrada na natureza, quanto sua importância na alimentação humana. É encontrada em todas as plantas que sofrem o processo de fotossíntese.

→ Polissacarídeos – atuam como reserva de carboidratos ou na morfologia celular. Compostos insolúveis, sem sabor e de alto pesomolecular.

Amido – reserva de nutrição de todas as plantas. Encontrada em sementes, tubérculos, rizomas e bulbos. É facilmente hidrolisado e digerido.

Celulose – principal constituinte da parede celular dos vegetais. Não é digerida pelo homem, mas faz parte da dieta humana como fibra dietética.

Glicogênio – sobe a forma na qual a glicose é armazenada no organismo humano.

Segundo aOrganização Mundial da Agricultura (FAO), o homem utiliza três mil espécies vegetais como alimento, dos quais somente 15 são e consumidas em escala mundial. Sementes e sistemas subterrâneos espessados, como tubérculos bulbos, rizomas e outros, acumulam compostos de reserva constituindo depósitos energéticos. Dentre essas reservas das plantas, destacam-se pela abundância e multiplicidade oscarboidratos.

Por ano, são produzidos 125 milhões de toneladas de açúcar no mundo. De 40 a 50 mil toneladas são do tipo orgânico, representando 0,036% de toda produção anual de açúcar.

O que difere o açúcar, que se apresenta de diversas formas, é a sua composição nutricional, quanto mais escuro e estado bruto, mais vitaminas e sais minerais.

A diferença calórica, entre eles, é ínfima, aparecendo nogosto, na cor e na composição nutricional de cata tipo:

Açúcar Refinado – açúcar branco, o seu processamento retira vitaminas e sais minerais, deixando somente “calorias vazias” (sem nutrientes) com cerca de 99,8% de sacarose.

Açúcar Liquido (xarope) – dissolução do açúcar refinado em água, sua vantagem é que ele não precisa ser colocado em sacos, diminuindo os riscos de contaminação.Açúcar light – combinação do açúcar refinado com adoçantes dietéticos, duplicando o poder do açúcar puro. Quem consome o light ingere menos calorias em relação a sacarose pura.

Açúcar Cristal – com cristais grandes e transparentes, seu processamento retira cerca de 90% dos sais minerais. É econômico e rende bastante.

Açúcar Demerara – usado no preparo de doces, tem seu refinamento leve e nãorecebe aditivo químico. Tem valores nutricionais relativamente altos.

Açúcar Mascavo – é o açúcar quase bruto, escuro e úmido. Conserva o cálcio, o ferro e os outros sais minerais. Altamente concentrado e de preço acessível.

Açúcar Confeiteiro – também conhecido como Glaçucar, tem cristais finos que parece com talco, tem um refinamento sofisticado, que inclui peneiragem e adição de amido...
tracking img