Trabalho sobre o verdureiro (marc ferrez)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

LORENA GODINHO MANSO
LÚCIO HENRIQUE BARROS DELGADO

QUEM NÃO TEM CÃO,
CAÇA COM VERDURA.

Juiz de Fora
2011

[pic](Verdureiro, c.1895 - Marc Ferrez)

Marc Ferrez nasceu no Rio de Janeiro, em dezembro de 1843. Órfão aos sete anos foi mandado à França para estudar. De volta ao Brasil, Ferrez começou atrabalhar em uma tipografia que tinha uma seção destinada a fotografia, onde aprendeu técnicas da profissão com um alemão chamado Franz Keller. Com 21 anos, abriu seu primeiro estúdiofotográfico e colecionou vários trabalhos feitos no Brasil, seu cenário preferido.
No ano de 1873, um incêndio de grandes proporções destruiu sua loja e residência, forçando-o a retornarà Europa para adquirir novos equipamentos. Retomando o trabalho, Ferrez fez história com suas belíssimas fotografias. Ganhou prêmios e foi reconhecido por personalidades importantes. Apósuma viagem à Paris, retorna doente ao Rio de Janeiro. Em 12 de janeiro de 1923, por causas desconhecidas, o fotógrafo morre aos 80 anos.
O Verdureiro, da série “ambulantes“, deMarc Ferrez. É uma fotografia feita no ano de 1885. E analisando melhor a imagem podemos perceber que o indivíduo, apesar de ter sido chamado de verdureiro, não vendia apenas verduras,podemos identificar facilmente as pencas de bananas.
A imagem também pode nos contar um pouco sobre a situação do Rio de Janeiro naquela época. Entre 1872 e 1890 a população cariocaquase dobrou de tamanho, devido ao grande número de imigrantes estrangeiros e escravos libertados pela abolição. Este crescimento acelerado gerou um grande aumento na oferta de mão-de-obra,e como consequência, não havia emprego no comércio e nas indústrias. Para garantir o sustento era necessário encontrar alguma outra forma de trabalho, uma delas era o comércio ambulante.
tracking img