Trabalho sobre o Heavy Metal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
*Introdução
O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no fim da década de 60 e no início da década de 70. Em grande parte, no Reino Unido(Inglaterra) e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o Blues e o rock Psicodélico(bandas como Pink Floyd), as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizado por altasdistorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.
As primeiras bandas de heavy metal como  Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências, um atributo comum em toda a história do gênero. Em meados da década de 70, o Iron Maiden ajudou a impulsionar a evolução do gênero suprimindo muito da influência do Blues presente na primeira geração do metal britânico; OMotörhead introduziu agressividade e fúria nos vocais, influência do Punk Rock, e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do “New Wave Of British Heavy Metal"(ou NWOBHM) como Iron Maiden e Judas Priest seguiram a mesma linha. Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro, conhecidos como “Headbangers”.
Na década de 1980, o Glam Metal se tornou umagrande força comercial com grupos como Motlëy Crue. O Underground produziu uma série de cenas mais extremas e estilos agressivos: o Thash Metal invadiu o cenário com bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer; enquanto outros estilos como o Death e o Black Metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Nos anos 1980, ainda foi criado o Power Metal, com bandas como Helloween.*Principais características

Black Sabbath, em 1970.
O heavy metal se caracteriza tradicionalmente por guitarras altas e distorcidas, ritmos enfáticos, um som de baixo-e-bateria denso e vocais vigorosos. Os subgêneros do metal tradicionalmente enfatizam, alteram ou omitem um ou mais destes atributos. A típica formação da banda inclui um baterista, um baixista, um guitarrista base, um guitarristasolo e um vocalista, que pode ou não também tocar algum dos instrumentos. Teclados são por vezes usados para enriquecer o corpo do som; as primeiras bandas de heavy metal costumavam usar um Órgão, enquanto sintetizadores tornaram-se mais comuns posteriormente.
A guitarra elétrica e o poder sônico que ela projeta através dos amplificadores foi, historicamente, o elemento chave do heavy metal.As guitarras frequentemente são tocadas com pedais de distorção, por meio de amplificadores, com bastante overdrive; criando um som espesso, poderoso e "pesado". Um elemento central do heavy metal é o solo de guitarra. À medida que o gênero se desenvolveu, solos e riffs mais sofisticados e complexos tornaram-se parte integral do estilo. Guitarristas usam técnicas como tapping, slides e pull-offspara tocar com mais velocidade. Algumas bandas influentes do gênero, como Iron Maiden e Judas Priest têm dois ou até mesmo três guitarristas que partilham tanto a guitarra base quanto a solo. O papel principal da guitarra no heavy metal frequentemente colide com o papel tradicional de líder da banda (frontman) do vocalista, o que cria uma tensão musical à medida que os dois "disputam peladominância" num espírito de "rivalidade afetuosa". O heavy metal "exige a subordinação da voz" ao som geral da banda. No metal, a “demonstração explícita de emoção" é exigida dos vocais, como sinal de autenticidade. Críticos alegam que o "tom de voz" do cantor do metal é mais importante do que as letras. Os vocais do metal variam enormemente de acordo com o estilo, do enfoque teatral, abrangendomúltiplas oitavas, de Rob Halford, do Judas Priest, e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, até o estilo rouco de Lemmy, do Motörhead, e James Hetfield, do Metallica.
O papel de relevo do baixo também é crucial para o som do metal, e o intercâmbio entre o baixo e a guitarra formam um elemento central do estilo. O baixo fornece o som grave necessário para tornar a música "pesada".As linhas de baixo do...