Trabalho sobre o handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre o Handebol

Introdução:
O Brasil, estas camadas dominantes, vivendo sob o "apogeu do milagre econômico na década de 70, quando: (..) em Brasília, participaram do Campeonato Estudantil Brasileiro, quatro equipes masculinas e duas femininas. "E em (...)" 1972 em Maceió, (...) vinte e uma equipes masculinas e dezesseis femininas(...)" (NETO, 1982, p. 27).
O Handebolé a expressão atualizada e histórica de um processo cuja historicidade, enquanto elaboração social, não poderia ser negada já que no produzir humano assume formas profundamente marcadas pela história da Civilização Ocidental.
Desenvolvimento:
O Handebol objetivado como desporto teve predominância, na sua criação, de uma espécie de mesclagem de pensamentos. Na sua organização houve umaunião dos conhecimentos de um professor de educação física alemão. Este professor durante excursões a América do Sul em especial no Uruguai, teve a oportunidade de se defrontar com desportos nacionais e entre estes um desporto chamado "balomano". Um desporto jogado com as mãos. Na seqüência de sua viagem, num curto período na Tchecoslováquia, conheceu, dentre outros, um desporto chamado "azena". Oesporte "azena", que como o balomano era jogado com as mãos. Reunindo esses conhecimentos o professor, Karl Schellenz, incentivado pela necessidade do povo alemão de ter um desporto tipico, criado para aquela nação, surgiu então o Handbal (expressão em inglês para mão e bola).
"(...) iniciado em 1914, pelo alemão, Karl Schellenz, (o handebol) (...) teve sua origem no jogo da Tchecoslováquiachamado Azena (...) suas primeiras partidas foram disputadas em Berlim (...). E no ano de (...) l927 foi criada a Federação Internacional de Handebol". (NETO, 1982, p. 19)
As formas expressivamente históricas do Handebol, como jogo, 4não se evidenciam deslocadas das regras atuais do mercado internacional. Este mercado, desde a Segunda Grande Guerra Mundial, também se caracteriza por contínuosdeslocamentos preferenciais de produção, regulamentada via acordos entre as grande nações.
O Handebol é hoje difundido por quase todos os países do mundo, em especial, da Europa e Anglo-Saxões, e em menor número nas Americas e nos países Asiáticos. Vem expressar o sentido preferencial de desenvolvimento econômico, que associado a ocupação do tempo livre. O tempo livre é determinado comolazer, para as camadas sociais dominantes. Para os dominados existe o trabalho ofertado para a maioria da população:
"O esporte deixa de ser o jogo no qual acreditava Carl Diem, e nem mesmo seria o irmão do trabalho como pra Ortega y Gasset, ainda podiam classifica-lo, mas passaria a ser parte do mundo trabalhista, espelho de sua estrutura dominante, sob a aparência de jogo, a duplicação, areprodução da força de trabalho - segundo Adorno - servindo de aptidão (fitnes) para o mundo trabalhista". (GRUPE, 1984, p. 26).
Nesse contexto, o Handebol, vêm nos dias atuais expressar também como lazer. Sendo que já começa a assumir formas organizadas de expressão de interesses. Pela atividade desenvolvida associa e articula complexas hierarquias na produção capitalista, expressões das leis datroca no mercado.
Desta maneira o Handebol, enquanto desporto introduziu-se no Brasil por volta de 1950. Foi sendo assimilado a sua prática nos clubes paulistas, o que a nosso ver tornou-se mais um obstáculo na sua expansão. Era praticado em primeira instância em campo aberto assemelhando-se ao futebol, sendo praticado apenas por pessoas ligadas aos clubes, dentre eles o clube Pinheiros eSociedade Palestra Itália.
O handebol exercendo forte atrativo na juventude que vive sob o avanço industrial brasileiro, hoje começa a ser dirigido e organizado por setores sociais dominantes e praticado por elementos da camada média. Estes elementos ao levarem o jogo à efeito, realizam para as camadas dominantes que o organizam, o trabalho necessário. Ainda que amadoristicamente, à...
tracking img