Trabalho sobre o filme o corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre o filme “O Corte” de Costa-Gravas

Um aspecto interessante que o filme “O Corte” aborda é a questão psicológica. Vemos os diversos traumas que a falta de emprego causa nosdesempregados. Tanto no protagonista o Engenheiro Bruno Darvert, quanto nos outros personagens o desemprego traz alucinações, mau-humor, sentimento de culpa. Isso acontece por que quando está sem meio desustento a pessoa não se sente útil, não se considera mais parte da sociedade, perde seu senso de direção na vida. Pois o emprego é uma forma de equilíbrio pessoal.

Ainda no campo psicológico, vemos queo vendedor de ternos após ser demitido do seu emprego no ramo de papel conseguiu outro emprego, mas não estava satisfeito. Isto acontece, pela falta de identificação com a nova ocupação e odescontentamento com o salário bem inferior. Ou seja, não é apenas o desemprego que acarreta problemas psicológicos mas passar a trabalhar em um emprego não compatível com sua formação e objetivos também.Outro aspecto a destacar do filme é a mudança no estilo de vida familiar. A família do filme pertencente à classe média alta era acostumada com diversas comodidades. Por exemplo, possuir dois carros,internet, tv a cabo, maiores mordomias. Um ponto importante é que a personagem da mãe no filme teve que se sujeitar a trabalhar em dois empregos algo que antes não acontecia.

Também nesse mesmoaspecto, vemos no filme que houve a cobrança dos filhos ao pai por coisas que antes tinham e com o orçamento diminuído não possuem mais acesso. Isso é reflexo do sistema capitalista. A estrutura defamília bem dotada é abalada, é necessário fazer mudanças para se adequar ao novo estilo de vida. Mas nota-se que muitas vezes essas mudanças são em coisas pequenas, gastos desnecessários, isso por quesempre há expectativa de que o estilo de vida anterior volte quando o provedor estiver novamente em um trabalho bem remunerado.

Concluindo que o filme “O Corte” nos fez analisar dois interessantes...
tracking img