Trabalho sobre o filme alexandria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de falar sobre a vida de Hipátia, que foi uma grande matemática, filósofa e astronômica na cidade de Alexandria, no Egipto, tambémsobre a Biblioteca de Alexandria, que foi invadida, destruída e saqueada pelos cristãos e um pequeno resumo sobre o filme Alexandria, que conta como foi certa época na cidade de Alexandria.BIOGRAFIA DE HIPÁTIA

Hipátia nasceu em Alexandria, Egito, no século 370 D.C. e morreu no século 415 D.C. Era filha do matemático Theon. Encorajada pelo pai, estudou Matemática e Astronomia,em Alexandria, onde se tornou professora depois de visitar a Grécia e a Itália, onde sua inteligência impressionou todos que a conheceram.
Na adolescência ela foi para a cidade de Atenas, atualcapital da Grécia, com o objetivo de concluir seus estudos na Academia Neoplatônica. Aí Hipátia logo ficou em relevo, por suas tentativas de unir a matemática do algebrista Diofanto ao neoplatonismode Plotino. Melhor dizendo, ela empreendeu a adequação da razão matemática à ideia da mônada das mônadas, cultivada pelos adeptos do neoplatonismo.
Aos trinta anos, torna-se diretora daAcademia. Seu trabalho é conhecido pela correspondência que trocou com o professor Sinésio de Cirene. Ela desenvolve um hidrômetro e um Astrolábio. Embora muito admirada pela inteligência, sua adesão à idéiade um universo regido pelas leis da matemática fez dela uma herética para os chefes cristãos. O político romano Orestes admira o trabalho de Hipátia, mas sua rivalidade com o bispo Cirilo exacerba adiscórdia a respeito dela.
Acredita-se que Hipátia tenha sido vítima de uma disputa de poder entre seu amigo Orestes, o prefeito romano do Egito, e Cirilo, o patriarca cristão de Alexandria, quese comprometera a eliminar aquilo que ele considerava crenças religiosas heréticas.
Aos 45 anos, Hipátia foi detida por um grupo enorme de monges, arrastada para dentro da igreja e torturada...
tracking img