Trabalho sobre o acordo de bretton woods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre o Acordo de Bretton Woods

Trabalho apresentado para a disciplina de Negociação do Curso de Pós Graduação em Negócios Internacionais

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar as condições precedentes e como ocorreu a negociação do Acordo de Bretton Woods. Este encontro, um dos mais importantes da história contemporânea, lançou as bases, utilizadasainda hoje, sobre as trocas de moedas internacionais – padrão-dólar - e algumas instituições multilaterais de apoio em âmbito global como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BID). Espera-se que ao final deste trabalho, os leitores possam conhecer melhor este Acordo que foi um dos mais importantes do século passado.
Palavras-chave: Acordo, Bretton Woods, NegociaçãoSUMÁRIO

1.Introdução............................................................................................6
2. Condições Precedentes do Acordo .......................................................7
3.Participantes e Localização ……...........................................................8
4.Propostas e a Negociação.....................................................................10
5.Resultado.............................................................................................13
6. Considerações Finais...........................................................................16
7. Referências .........................................................................................17

1. INTRODUÇÃO

A negociação está em praticamente tudo que fazemos em nossasvidas desde as menores até algumas das maiores da história moderna, como foi o Acordo de Bretton Woods, que afetaram ou nos afetam até os dias de hoje de alguma forma. Mergulhar no estudo da Conferência de Bretton Woods nos fez perceber o quão importante é a prática negocial e o quanto as condições precedentes e o poder de barganha de uma das partes afetam o resultado final de qualquer acordo.

Nocaso concreto, a proposta mostrada pelos representantes dos EUA, após o período de pós-guerra como forma de reativar a economia mundial e restabelecer novos parâmetros capitalistas para o comércio internacional e fluxo financeiro global foi a grande vencedora apesar de um dos maiores economistas de todos os tempos, Keynes, ser o grande defensor da proposta inglesa que fez contraponto à americana.Nos demais capítulos deste trabalho, apresentaremos os momentos que antecederam o Acordo de Bretton Woods, os participantes, as propostas que estavam, naquele momento, em discussão e finalmente o resultado objeto da negociação durante a conferência.

A literatura sobre o assunto é vasta e dificilmente algum livro de economia não citará, pelos menos, o acordo. A nossa idéia com o trabalhofoi não focarmos demais nos conceitos econômicos relacionados ao tema e sim, de forma mais resumida sobre as condições precedentes, a negociação e o seu resultado.

Evidentemente, este trabalho não esgota o assunto e tampouco pretende ser a referência para o tema abordado, mas o objetivo do Grupo com a apresentação deste material e mostrar um pouco mais deste acordo que alterou a Nova OrdemMundial e até hoje, nos dias atuais, encontramos instituições e situações que remetem a este momento marcante da história econômica e financeira global.

2. CONDIÇÕES PRECEDENTES AO ACORDO

Antes da Primeira Guerra Mundial, o mundo gozava de uma relativa expansão econômica alavancada principalmente pelos avanços proporcionados pela Revolução Industrial na Inglaterra e pelo crescimento dos EstadosUnidos. As Grandes Guerras Mundiais da primeira metade do século passado, assim como a Grande Depressão nos anos 30 e os processos inflacionários de países europeus provocaram grandes problemas na Economia Mundial neste período.

Nos EUA, depois da crise que praticamente assolou o país, iniciou-se uma fase com o então Presidente Roosevelt conhecida como New Deal que nada mais era que uma...
tracking img