Trabalho sobre a xerox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Tecnica Estadual Monteiro Lobato Centro de Referencia Profissional

Trabalho de Historia da Tecnologia

novembro de 2011.

Xerox
A historia da empresa norte-americana

Trabalho apresentado ao professor Paulo
da disciplina de historia da tecnologia,
da turma de informática, no tuno da tarde,
do curso de técnico em informatica

Taquara, Novembro de 2011.
SUMARIOIntrodução....................................................................................................Pag. 3
A historia da Xerox......................................................................................Pag. 4
Linha do tempo da empresa Xerox..............................................................Pag. 7
Centro de pesquisas –parc........................................................................Pag. 9
Bibliografia..................................................................................................Pag. 11

1. Introduçao

O trabalho apresentado a seguir mostrara a historia da empresa Xerox, que é uma empresa criada na universidade estado-unidense Stanford, e atua no setor de tecnologia da informação e documentação. Ela é mundialmente conhecida porquefoi ela a criadora da maquinha de fotocopias, mas mesmo assim ela é uma grande empresa desenvolvedora de outros produtos, como impressoras de alta qualidade e papel.

2. A HISTORIA DA XEROX

A empresa The Haloid Company funcionou por mais de 40 anos fabricando papéis fotográficos e fazendo também manutenção de algumas câmeras. Era uma companhia antiga e estável, mas teve que trocar de nomequando um pesquisador chamado Chester Carlson bateu à sua porta em 1946.
Carlson veio falar de uma máquina que inventou oito anos antes. Tinha o funcionamento bastante complicado, porém era capaz de produzir um resultado fantástico: fazia cópias de documentos.
Como ele conseguiu tamanha façanha? O processo é complicado, não se engane. Envolve energia estática, tinta em pó e luz. Eu juro queentendi, mas teria que escrever duas páginas para explicar. Então vai a explicação pobre mesmo, é o jeito.
A luz passa através do papel, formando a “sombra” do documento. As partes sem nada escrito ficam mais claras, enquanto as partes com letras e figuras ficam mais escuras. O conjunto claro e escuro que forma a “sombra” do documento usando a luz viaja até o fundo da máquina.
Lá embaixo há um tamborenergizado, ou seja, toda sua superfície está carregada negativamente. Quando a “sombra bate nessa superfície, as partes claras fazem com que o que era negativo fique neutro, e as partes escuras ficam negativas mesmo.
E assim o tambor fica com uma “impressão” do documento original. Nesse momento a máquina joga a tinta em pó sobre essa tal “impressão”. O toner é positivo, por isso é atraído paraas partes escuras/negativas, ou seja, as partes com letras e figuras. Assim se forma sobre o tambor a cópia do documento. Então, para finalizar, o papel em branco é pressionado sobre o tambor, formando a cópia.
Mais ou menos isso, numa explicação bem porca. De qualquer informa, interessa saber que Chester batizou sua nova técnica unindo a palavra grega xero (seco) ao sufixo grafia (escrever). Elejulgava que a fotocópia era uma espécie de fotografia à seco, uma vez que para ser revelada não precisava de produtos químicos “molhados”.

Pois bem, com essa grande invenção nas mãos, o senhor Chester chegou na The Haloid Company pedindo um pouco de grana para melhorar a máquina. Ele já fazia isso há quase uma década, mas ninguém tinha topado.
Finalmente a Haloid aceitou a parceria. Em 1948apresentaram a invenção pela primeira vez. Passaram mais 11 anos em desenvolvimento, até deixá-la barata e eficaz o suficiente para ser comercializada.
Em 1959 lançaram o modelo Xerox 914, batizado assim por ser capaz de tirar cópias no tamanho 9 por 14 polegadas. Detentores da patente de uma invenção absurdamente útil, em dois anos a empresa já acumulava milhões, fazendo com que a The Haloid...
tracking img