Trabalho sobre a teoria da elasticidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso da teoria da elasticidade

Disciplina: CENÁRIO MICROECONÔMICO

Data:11/06/2012

Elasticidade: “demanda x preço” ao aumento da receita, ou mesmo na diminuição desta, pelo reflexo no faturamento das alterações sofridas em decorrência de variações no preço de uma mercadoria.
Temos que a elasticidade pode ser definida como a razão entre a variação relativa da variáveldependente “y” e a variação relativa da variável independente “x”. Essa variação demonstra a maneira como “y” responde às variações de “x”, sendo frequentemente usadas para medir o modo pelo qual a demanda ou a oferta respondem às variações no preço ou na renda. Conclui-se que, como as variações envolvidas são relativas, a elasticidade de uma função é uma grandeza adimensional, ou seja, traduz umagrandeza escalar pura, e não quantitativa.
Trazendo para o dito popular é a “lei da oferta e da demanda”. Lei da oferta e da demanda: O que é a lei da oferta e demanda?
A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores, defendem que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para umdos lados.
Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, depende do preço, da quantidade e da tecnologia utilizada na fabricação dentre outros que estão relacionados aos produtos e serviços.
A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto. Mas nem sempre o fator determinante para a procura de umdeterminado bem ou serviço será o preço, pois o mesmo tende a sofrer alterações devido a qualquer desequilíbrio que possa existir entre a oferta e a procura, pode-se dizer então que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor (teoria da elasticidade), pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais sedeseja adquirir o mesmo. Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo ou diminuir seu preço para que não tenha despesas em relação à oferta sem demanda.
O preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção,podendo ou não sofrer alterações devido a tal procura e necessidade.
Sendo assim quando a oferta é maior do que a demanda significa que existem mais pessoas vendendo do que comprando e o resultado disso são um excedente de produtos no mercado, sem compradores e a deflação. Os preços caem, pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente.
E quando a demanda é maior do que a ofertasignifica que existem mais pessoas comprando do que vendedores e o resultado disso são a falta de produtos no mercado e a inflação. Os preços sobem, pois os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado.
Sabendo o conceito da elasticidade e mostrando o que quer dizer demanda X preço, a seguir um exemplo de como se aplica na prática aelasticidade com o estudo do caso do comércio online (lojas virtuais):
Mercado este muito atrativo por oferecerem preços baixos, pesquisa com dado significativo foi o fato de que, em 2011, nada menos que nove milhões de brasileiros (50% são da classe C) fizeram sua primeira compra pela web.
Para Cristina Rotear, diretora da E-bit, cresceu em 2011 o número de consumidores que antes recorriam aoscrediários das grandes redes (como Casas Bahia, Magazine Luiza e Ricardo Eletro) e migraram para seus sites. Além do mesmo parcelamento, encontram lá preços quase sempre mais baixos. O que aumenta a venda também é a livre concorrência do mercado, às vezes centavos podem fazer a diferença entre um produto e outro mais se a pessoa pesquisar nos sites especializados em preços verá a diferença e assim irá...
tracking img