Trabalho sobre a internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DA AULA PRESENCIAL CURSO PEDAGOGIA – EAD T2

Ler: A melhor estratégia para o avanço pessoal e social.




Internet: Vantagens e desvantagens

Leitura na internet: os prós e os contras

























Introdução

O trabalho aqui disposto tem o objetivo de apresentar em forma de texto um estudo sobre o tema: Os pós e os contra do usoda leitura na Internet.
Tem como finalidade promover debates ao longo dos vários assuntos abordados através do conteúdo.
As observações foram tiradas e estudas de matérias que expressam o assunto, aqui debatido e está divido em partes que se dividem em capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
Este trabalho repercute sobre o tema e tem a importância de atingir o idealque foi proposto pela professora.



































Desenvolvimento.

A leitura no mundo virtual: informação e aprendizagem

Ao se popularizar a internet revela-se como um dos meios de comunicação mais velozes e completos, capaz de modificar a cultura da sociedade, transformar sonhos de comunicação intermundial em realidade, facilitaras nossas tarefas cotidianas, aproximar continentes e enriquecer as aulas. Embora ainda haja professores que resistam a aderir às inovações e diversas instituições, que apesar dos investimentos financeiros dos programas federais, continuam sem utilizar essa tecnologia no dia a dia escolar.

À proporção que o professor se apropria de domínios dessa tecnologia e passa a utilizá-la com finsdidáticos, inova as aulas deixando-as atraentes e melhorando qualidade do ensino, preparando o aluno para encarar o novo mundo, onde os conhecimentos tecnológicos são imprescindíveis para a sua sobrevivência e inserção social, cultural e econômica. Contudo, Bonilla (2005) alerta que ela não deve ser vista apenas como um instrumento, uma ferramenta, é preciso considerar todo o seu potencial demudança, de inovação. Pretto (1996) colabora ao afirmar que não é interessante usar tecnologias para repetir velhas práticas, é preciso incorporá-la na perspectiva de atividades construtivas, colaborativas.

A possibilidade de inovação científica e tecnológica demanda mudanças nos paradigmas educacional, necessitando que os profissionais percebam a urgência de “reformular as mentalidades”,conforme MORIN, (2004, p.17), ou seja, reformar o pensamento e fundamentos e recriar métodos que insiram aportes tecnológicos para a formação dos indivíduos, tornando-os contextualizados com o mundo. Dessa forma, há a necessidade de aplicar esses conhecimentos incorporando-os a realidade do discente no seu processo de aprendizagem no século XXI, desafiando a educação arcaica na busca da interação aomundo contemporâneo.

Nesse sentido, torna-se premente associar a leitura significativa na internet no ensino e aprendizagem, uma vez que os avanços tecnológicos favorecem a uma mudança no papel do discente distanciando-se da figura de mero transmissor de conteúdo e tornando-se um “professor estrategista da aprendizagem” (GUIMARÃES E BRENNAND, 2007, p.68), que deverá ser dinâmico,multidisciplinar, crítico e consciente das possibilidades oferecidas pela internet para a democratização dos saberes. Eis o desafio que está posto para a aprendizagem no século XXI: lidar com “grande carga de informação é uma situação que aflige grande parte dos profissionais do mundo moderno.” (ALMEIDA, 2003, p.96). Segundo Ezequiel Silva (2003), há uma enorme “possibilidade de a leitura” digitalatingir a sua plena democratização no contexto brasileiro, fazendo jus ao direito de todos à educação e à informação (de qualidade, sempre “!)”. (SILVA, 2003, p.10).










Certamente, junto com a dominação e expansão da internet surge a necessidade de comunicar-se através da mesma, estabelecendo relações entre o homem e seu meio servindo de canal comunicativo, a exemplo de uma...
tracking img