Trabalho sobre a inflação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2772 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
A finalidade deste trabalho é analisar e expor de forma simples e objetiva, a trajetória da inflação durante o mandato da presidente Dilma Roussef, desde o cenário deixado por seu antecessor, passando por metas fixadas e planos de política monetária, o desempenho e resultados parciais até agora obtidos das medidas adotadas como prevenção e as corretivas, para manter o nível geral depreços dentro do estipulado, e por fim, uma perspectiva de como serão os próximos movimentos e as considerações que os autores deste projeto acham pertinentes quanto à levada do controle inflacionário e políticas públicas.

























Introdução
A inflação é considerada uma alta generalizada nos preços de forma constante. No governo da presidente DilmaRoussef, desde 2011, tem sido um tema de grandes debates, pois, desde que ela assumiu o poder, herdou as políticas econômicas do partido de seu antecessor.

De três anos para cá, a inflação se manteve em alta e não esteve dentro da meta estipulada pelo Bacen. Isso ocasionou sérios problemas no cenário brasileiro, como cortes no crédito, aumento nos impostos de 57% para 65%, alta nos preços, semestímulos à indústria nacional e ao consumo interno, crescimento no PIB de apenas 0,9% em 2012.

Nosso trabalho expõe o conceito de inflação, suas causas e vertentes, como foi a continuação da economia no governo petista assumida pela Dilma, o desempenho de seu governo e as expectativas para o final do mandato.


















INFLAÇÃO

1.1. Conceito

Inflação é um eventomacroeconômico que tem como característica a elevação generalizada no nível dos preços dos bens e serviços de uma economia. De natureza monetária, a elevação geral tem como base de apoio o excesso de oferta de moeda em circulação. Alguns teóricos consideram como processo inflacionário apenas alto substancial e não apenas qualquer elevação, por mínima que seja nos preços.

Outro aspecto para semensurar é o tempo observado desses níveis. Por vezes, pode influenciar fatores que não necessariamente são típicos responsáveis pela inflação, mas, que acarretam elevação nos preços num período curto de tempo. Se o processo se prolongar, aí sim estará caracterizado um evento inflacionário. Também é peculiar a ideia de movimento do fenômeno.

A inflação aumenta, acelera no ritmo que ela mesma impõe,e assim um efeito dela pode virar causa, juntando-se aos motivos já existentes, dificultando a identificação de suas origens. Por fim é válido ressaltar a relevância dos mecanismos exógenos envolvidos com a inflação. Políticas monetárias contracionistas têm como objetivo conter a escalada inflacionária, fatores alheios à produção que podem causar variações nos preços e empurrar o nível de preçospara cima ou para baixo.

A inflação pode causar algumas distorções em segmentos da economia, por mais branda que seja, como na distribuição de renda, balança comercial, investimentos e no mercado financeiro.

Na renda, a desigualdade pode aumentar em consequência da alta inflação, pois o poder aquisitivo diminui e as classes pobres são as mais afetadas. Como Kalecki dizia:
“Os trabalhadoresgastam o que ganham e os capitalistas ganham o que gastam.”

A alta dos preços afeta diretamente a produção nacional em relação ao produto estrangeiro, aumentando as importações e reduzindo as exportações, provocando eventos cíclicos que pioram o desempenho da indústria nacional.

O nível de produção industrial também fica refém de subidas dos preços. O empresariado, receoso com perspectivaspouco animadoras em meio a um cenário inflacionário, não investe no setor produtivo refletindo negativamente no nível de emprego na economia. Quanto ao mercado financeiro, os desdobramentos da inflação desestimulam aplicações em ativos, já que o valor da moeda despenca. No longo prazo, a escalada dos preços é bastante prejudicial para todos porque recua todo o sistema e sobrecarrega desde o...
tracking img