Trabalho sobre a estrategia do oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de TGA sobre Oceano azul.
Reconstruindo fronteiras do mercado
Oceanos azuis são fatias no mercado inexploradas de regras indefinidas, e sem concorrência.
O primeiro princípio da estratégia do oceano azul é reconstruir as fronteiras do mercado para se livrar da concorrência, assim criando oceanos azuis. O maior desafio para realizar isso identificar com sucesso oportunidades de oceanosazul comercialmente atraentes.

Existem alguns padrões para a criação de oceanos azuis. Mais especificamente existem seis condições básicas para a reformulação das fronteiras de mercado, as seis fronteiras.

Primeira fronteira:
Examine os setores alternativos

Esta primeira estratégia consiste em, dentro do seu mercado, procurar disponibilizar produtos ou serviços alternativos. Ou seja,produtos ou serviços com formas e funções diferentes, mas com o mesmo proposito.

O livro da o exemplo da companhia NetJets que reconstruiu as fronteiras do mercado para desbravar o seu oceano azul. Eles analisaram as alternativas existentes e constataram que quando as pessoas precisam viajar de avião, elas têm duas principais escolhas: de um lado, podem viajar em classe executiva ou em primeiraclasse, num avião comercial e de outro podem viaja em um jato particular. Além disso, ela também pode constatar que o único motivo para alguém viajar em um avião comercial é o custo mais baixo.

Com base nessas constatações, a NetJets oferece aos clientes 6,25% da propriedade de uma aeronave, a ser compartilhada com outros 15 clientes, cada um com direito a 50 horas de voo por ano.

Assim elaproporciona o melhor das viagens comerciais e dos jatos particulares, eliminando e reduzindo tudo o mais. Com isso a NetJets estabeleceu um oceano azul de muitos bilhões de dólares, no qual os clientes recebem a conveniência e a rapidez de uma jato particular com os custos fixos e variáveis baixos de um jato comercial.

Segunda fronteira:
Examine os grupos estratégicos dentro dos setores

Essaestratégia consiste na criação de oceanos azuis explorando o vazio deixado pelos grupos estratégicos, que tem como base os critérios preço e desempenho, e romper essa estreita visão, compreendendo os fatores que influenciam as decisões dos clientes de optar por subir ou descer de um para outro grupo.

No livro tem-se o exemplo da Curves, empresa de fitness para mulheres com sede no Texas. Elaaproveitou os atributos decisivos de dois grupos estratégicos no setor de fitness dos Estados Unidos: academias de ginástica tradicionais e programas de exercícios em casa – e eliminou ou reduziu todos os outros atributos.

Ela percebeu que a principal razão por que grande parte das mulheres opta por academias de ginástica, o fato de em casa ser fácil encontrar desculpas para não malhar. Tambémpode ver que as mulheres que preferem programas de exercícios em casa levam em conta principalmente à economia de tempo, os custos mais baixos e a privacidade.

Assim a Curves construiu seu oceano azul ao explorar os atributos desses dois grupos estratégicos, eliminando ou reduzindo todos os demais. Ela excluiu atributos das academias de ginástica tradicionais que são de pouco interesse para agrande maioria das mulheres.

Terceira fronteira:
Examine a cadeia de compradores

Essa estratégia consiste em analisar os grupos de compradores desse mercado para poder encontrar grupos que até então estavam sendo ignorados, assim criando oceanos azuis.

O livro da o exemplo da Novo Nordisk, empresa dinamarquesa produtora de insulina que criou um oceano azul em seu setor. A Novo Nordiskpercebeu que poderia desvencilhar-se dos concorrentes e desbravar um oceano azul, deslocando o foco tradicional do setor, até então concentrado nos médicos, para os usuários – os próprios pacientes.

Ao focar os pacientes, a Novo Nordisk descobriu que a aplicação da insulina, até então fornecida a pacientes de diabetes em ampolas, impunha dificuldades expressivas aos usuários.

Todas essas...
tracking img