Trabalho sobre a bauhaus.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao mesclar e fundir arte com artesões, Walter Adolf Gropius, criou e estabeleceu um conceito, cujo qual, visava um trabalho conjunto, sem diferença entre tais classes, uma visão inovadora ecomplementarista, regendo a civilização social.
A proposta de Gropius, não se tratava apenas de arte, muito mais do que isso, visava um novo modelo de produção, uma regência industrial, viabilizada, pelotrabalho conjunto, onde várias áreas tornavam um efetivo possível, e quando a escola muda para Dessau, em 1925, fica clara toda a teoria de Adolf Gropius, tendo em vista que, os edifícios projetados pelopróprio fundador da bauhaus, têm como características as pesquisas formais e as tendências construtivistas realizadas com o máximo de economia na utilização do solo e na construção; a atenção àscaracterísticas específicas dos diferentes materiais como madeira, vidro, metal e outros; a idéia de que a forma artística deriva de um método, ou problema, previamente definido o que leva àcorrespondência entre forma e função; e o recurso das novas tecnologias.
A partir de então, a bauhaus torna-se por completa, uma peça importante para o início de um novo modelo de criação, com as teorias da escolaestabelecidas, começaram a ser criadas em largas escalas, objetos como luminárias, tapeçarias e mobiliários, como as cadeiras e mesas de aço tubular , desenhadas/criadas por Marcel Breuer ( 1902 –1981 ), e Ludwig Mies van der Rohe, objetos que foram produzidos pela Standard Möbel de Berlim e pela Thonet.
A escola sempre atraiu diversos artistas, todos estes, nem sempre com as mesmas teorias, oque fora cada vez mais, complementando no método de lecionar e criar.
Artistas de diferentes tendências, como adeptos da pintura alemã, outros da arte holandesa e também àqueles ligado aoconstrutivismo russo.
Um passo decisivo na escola e no futuro do designer se dá quando em 1928, Gropius, sai da direção da instituição e é substituído pelo arquiteta suíço, Hannes Meyer, que por sua vez,...
tracking img