Trabalho sobre a apple

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem e trajetória da Apple

Origem
A Apple foi iniciada em 1976 por Steve Jobs e Stephen Gary Wozniack,na garagem do pai de Jobs. Eram dois amigos de faculdade, fascinados por eletrônica. Wozniack era técnico, criava chips para a Hewlett-Packard (HP) e gostava de desmontar computadores para descobrir como funcionavam. Jobs era empregado da Atari, extrovertido, e viu um futuro no queWozniack fazia quando estava desmontando um computador para entender como funcionava, a fim de tentar fazer um jeito que achava que deveria ser. Na época estes equipamentos só eram utilizados em empresas, sem nenhuma interface amigável para um só uso pessoal. Nisso nasceu o Apple I, onde para eles poderem financiar os primeiros 50 circuitos, juntaram US$1.300.00 com a venda do carro de Jobs e dacalculadora científica de Wozniack.Tinham uma linha de produção de baixo custo e buscavam pela solução completa de um microcomputador para uso pessoal através da venda de um aparelho já montado de fábrica.

Trajetória
Com aperfeiçoamento notáveis, a Apple I ganhou um sucessor: a Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço elevado- cerca de 1,200 dólares, o que hoje equivale a10 mil dólares. Com características semelhantes às presentes nos computadores de hoje, a Apple II vinha em um gabinete de plástico e com um teclado incorporado. O modelo foi tão bem aceito no mercado, que perdurou até o início dos anos 90.
Do Apple II em diante, a empresa resolveu apostar forte nos computadores com interface gráfica e mouse, ideia que Jobs afirma ter “sido emprestada” da Xerox,empresa onde computadores com interface gráfica eram desenvolvidos há tempos.
Para Jobs, a Xerox tinha em mãos uma ideia brilhante, mas não sabia ao certo o que fazer com ela. A qualidade das interfaces gráficas e dos próprios computadores da Xerox não satisfatória e o preço era exorbitante. Então, Jobs pegou os computadores da Xerox como base pra sua inspiração e trouxe inovações de cair oqueixo ao mundo dos computadores.
Em 1983, um grande passo: o lançamento da Lisa, um computador avançado com 1MB dememória RAM, dois drives de disquete, disco rígido de 5MB e um monitor de 12 polegadas. Com uma interface muito bem elaborada e uma suíte de aplicativos equivalente ao Office atual o Lisa tinha tudo para ser um sucesso absoluto, se não fosse o preço: 10 mil dólares da época. Um ponto negativo para as venda, dois pontos para experiência da empresa, que utilizou a Lisa como base para o Macintosh, em1984. Com configurações semelhantes a de PCs da época, o Macintosh trazia o sistema operacional Mac OS 1.0, responsável também por popularizar a interface gráfica (GUI).
A era Macintosh não representa apenas inovações nos produtos, mas também no modo com que empresa alcançava seus clientes e em como os computadores Apple tornaram-se objetos de desejo.Foi com o Macintosh que Steve Jobs resolveuarriscar e, no intervalo do Super Bowl- um dos maiores eventos esportivos dos EUA- veiculou um comercial que deixou milhões de americanos de olhos arregalados. O vídeo de 60 segundos consiste em uma metáfora para a liberdade, em que o Grande Irmão (figura da famosa obra de George Orwell) simboliza a gigante IBM. Esta foi a primeira grande demonstração de interesse de Jobs pelo marketing, um pontoextremamente forte da empresa.
“Quando uma propaganda acaba se tornando um elemento da cultura pop, é porque ela deu certo.” Assim diz Steve Jobs,à respeito de propagandas como a do iPod e as famosas “Get a Mac” que, assim como a propaganda de 1984, conquistou muitos adoradores dos produtos Apple e tiveram grande repercussão no mundo todo.
Em 1985, o sucesso do Macintosh pareceu desestabilizar...
tracking img