Trabalho sobre willian morris davis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia sobre o geógrafo Norte Americano Willian Morris Davis. Autora: Fabiana C. G. Harlos

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva fazer uma breve exposição sobre o geógrafo norte americano William Morris Davis. Em um primeiro momento é feito um breve resgate da biografia do cientista citado, acompanhado de uma contextualização do período vivido por este geógrafo. Em umsegundo momento, o trabalho versará sobre a teoria fundada por Davis, bem como sobre a metodologia adotada pelo autor para fundamentar sua teoria. Após serão expostos os principais conceitos e ideias usadas e defendidas pelo pesquisador já mencionado. Por fim, serão tecidas considerações sobre as ideias de Davis, e como sua teoria influenciou e influencia os estudos geomorfológicos.

1.1Biografia de William Morris Davis (1850-1934)

Davis como passou a ser chamado, foi um Geólogo e geógrafo norteamericano que nasceu em 1850 na Philadelphia, Pennsylvania. Foi um dos fundadores da moderna Geografia Física, cujas ideias cíclicas influenciaram decisivamente a Geomorfologia durante o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Davis era o filho de Edward M. Davis e Martha MottDavis, ambos sócios da Sociedade de Amigos. O pai era um homem de negócios em Philadelphia, e foi expulso daquela sociedade por ter se alistado no exército da União, durante a guerra civil1. Sua mãe era de uma família de firme antagonismo à escravidão e defensora dos direitos femininos e, diante do tratamento dado ao seu marido, renunciou ao seu posto na Sociedade de Amigos.

1

Informaçõesdisponíveis in http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/WilliMor.html

Graduado na Universidade de Harvard formou-se com 19 anos de idade, e um ano mais tarde, obteve o titulo de mestre em engenharia. Trabalhou no Observatório Nacional Argentino, sediado em Córdoba durante três anos (1870-1873), e em diversas universidades de diferentes países, inclusive em Harvard onde lecionou Geografia Física eMeteorologia, universidade que veio a se aposentar em 1912 (CARVALHO 1999, p.108). Davis, lecionou também em Berlim e Paris (1904 / 1905 / 1909), fundou a Associação de Geógrafos Americanos e também presidiu (1906-1911) a Sociedade Geográfica da América. E além de ser sócio de várias instituições científicas pelo mundo, ganhou vários Títulos Honorários nas respectivas Universidades, Good HopeUniversity (1905); Greifswald University (1906); Christiana University de Oslo (1911); Melbourne University (1914); e no ano de 1912, foi agraciado como Chevalier - Cavalheiro da Legião de Honra da França. Mas foi em Harvard, que Davis sistematizou o estudo da Geografia e revolucionou seu ensino nos Estados Unidos, criando a moderna Geografia Física. E em virtude do aparato metodológico (hipotéticodedutivo), mais eficiente das ciências físicas e da esplêndida concatenação teórica por ele elaborada, a Geografia Física rapidamente ganhou a imagem de ser a parte cientificamente mais bem consolidada e executada, onde praticamente não havia mais necessidade de preocupações metodológicas e conceituais a seu propósito (CHRISTOFOLETTI, 1985). Neste sentido, quer se chamar a atenção para o queChristofoletti, chamou de sistematização dos estudos da geografia. Temos desde os séculos XVI, XVII e XVIII numerosas observações isoladas, com o fim de explicar a origem do relevo e as ações que o modificavam, como por exemplo James Hutton (1726-1797) – primiro Grande Fluvianista, que tenta explicar o que seriam as ações observáveis na superfície que reduziriam e relevo, assim Fundamentando a correnteActualista – que tinha como lema “O presente é a chave do passado”. Além de James Hutton, podemos falar de Playfair (1802) que fundamenta a Lei das confluências concordantes que se refere a Dinâmica dos rios, Werner (1749 – 1817) que fundamenta a Corrente Neptuniana ou Diluvianista, dizendo que o relevo se forma a partir de precipitações com diferentes elementos químicos, e estes que originam os...
tracking img