Trabalho sobre wilhelm reich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.BIOGRAFIA
Nasceu em 24 de março de 1897, na Aústria. Wilhelm Reich vinha de uma família de judeus não-praticantes. Primeiro filho de Leon Reich e Cecília Roniger Reich. Foi o filho preferido de uma mulher sensível, mãe afetuosa e indulgente e de um homem prático e rígido, pai autoritário e dominador (Sharaf).

Aos 12 anos de idade, sobreveio um grande trauma psíquico. A mãe de Wilhelmtivera um caso com seu tutor; por engano ou por razões inconscientes, Wilhelm, que sabia desse segredo, acabou revelando-o ao pai. O casamento não resistiu à crise provocada pela inconfidência: a mãe de Wilhelm se suicidou. Não bastasse ter perdido a mãe, nesta idade e de forma tão traumática, quatro anos depois, seu pai, torturado pelo remorso e a culpa, descuida de si e adquire uma tuberculose daqual morre, deixando o jovem Reich órfão aos 17 anos, tendo apenas seu irmão, Robert, três anos mais jovem, como companheiro. Além de freqüentar a escola, viu-se na contingência de ter que administrar a propriedade. Mas por pouco tempo, porque em breve começou a guerra que haveria de transformar-se rapidamente em guerra mundial. Em seguida, durante a Primeira Guerra Mundial, teve a casa invadidapelo Exército russo. Depois, alistou-se no Exército austríaco, chegando ao posto de tenente.
Ao retornar da guerra, em 1918, entra na Faculdade de Direito de Viena, mas, antes do final do ano transfere-se para a Faculdade de Medicina. Seu interesse volta-se logo para a psicanálise, uma ciência que estava florescendo e que, podemos supor, mostrava-lhe um caminho para compreender e talvez aplacar ogosto amargo da tragédia em sua vida. Em 1920, foi aceito pela Sociedade Psicanalítica de Viena, sob o comando de Sigmund Freud. Dois anos depois, tornou-se médico.
Teve seu primeiro contato com a psicanálise no segundo ano de medicina, através de Otto Fenichel que, á época, organizava um seminário para estudo da psicanálise. Reich participa ativamente e já no final deste ano dirige o seminário.Este é um fato típico de sua vida, quando se interessava por algo ia fundo e logo assumia posição de liderança, tendo a capacidade de agregar muitas pessoas em torno de si mesmo e de uma causa.

Entre 1922 e 1924, estudou neuropsiquiatria no Hospital Universitário de Viena, com o professor Wagner Jauregg (que depois ganharia um Prêmio Nobel de Medicina).
Em 1922, casou - se com Annie Pink,uma estudante de medicina, que havia sido sua paciente e que, também, se tornaria psicanalista. Em 24 nasce Eva, primeira filha do casal e em 28 Lore, a segunda filha.
Em parte devido à tragédia familiar, Reich demonstrou um forte interesse pela investigação científica da sexualidade.
Em 1927, publicou "A Função do Orgasmo" e, dois anos depois, "Materialismo Dialético e Psicanálise". Mudou-separa Berlim em 1930. Naquela cidade, ingressou no Partido Comunista Alemão (do qual seria expulso em 1933).
Nos anos 1930, afirmou ter descoberto o "orgônio", a substância vital presente na energia sexual. Em 1932, separou-se de Annie e passou a viver com a bailarina Elsa Lindeber.
No ano seguinte, publicou "Análise do Caráter" e "Psicologia de Massas do Fascismo". Então, fugindo do nazismo eda perseguição aos judeus, foi morar e trabalhar na Escandinávia.
Em 1934, determinado a descobrir a materialidade da libido, a energia sexual, passou a desenvolver o projeto "Bions". No ano seguinte, em Oslo (Noruega), realizou pesquisas no Instituto de Biofísica e proferiu palestras na Universidade.
Em 1939, separou-se de Elsa e foi viver com Ilse Ollendor (os dois teriam um filho). No mesmoano, mudou-se para os EUA.
Em Nova York, trabalhou como professor associado de psicologia clínica na New School for Social Research. Criou uma máquina, o "acumulador de orgônio". Em 1941, o FBI o prendeu por atividades subversivas.

Mudou-se para o estado do Maine em 1944 e construiu ali uma casa, dando-lhe o nome "Orgonon". O FBI, então, investigou o tal acumulador de orgônio, e Reich...
tracking img