Trabalho sobre umberto eco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE:












Apresentação..............................................3
Umberto Eco...........................................4/5
Questionário........................................ 5/6/7
Bibliografia............................................... 8Apresentação:










Este trabalho tem como objetivo apresentar um conteúdo sobre vida e obras de Umberto Eco, bem como responder a um questionário sobre o “Mito do Superman”.

























UMBERTO ECO escritor italiano (Alessandria, Itália, 1932). A princípio, dedicava-se principalmente a trabalhos de estética, com aceitação por parte dosestudiosos. Na ficção, obteve grande êxito com o romance O Nome da Rosa (1981).
Umberto Eco nasceu no dia 5 de janeiro de 1932, em Alessandria, Piemonte, na Itália. Filho de Giulio Eco e Giovanna Bisio, mudou-se com sua mãe para uma vila nas montanhas de Piemonte durante a Segunda Guerra Mundial. Começou a estudar Direito, incentivado por seu pai, na Universidade de Turim. Depois, decidiu deixaros estudos de Direito para se dedicar à Filosofia Medieval e à Literatura. Em 1954, doutorou-se em Filosofia. Começou, então, a trabalhar como editor de programas culturais na RAI, rede de televisão estatal italiana.
Publicou seu primeiro livro em 1956, Il Problema Estetico in San Tommaso. Três anos depois, perdeu seu emprego na RAI, mas conseguiu muitos trabalhos como professor e conferencista,além de se tornar editor de literatura de não-ficção da Casa Editrice Bompiani, em Milão. Eco escreveu colunas para diversas publicações, destacando-se: Il Verri, Corriere della Sera, L'Espresso, Il Giorno, La Stampa, Il Manifesto e La Repubblica.
Em 1962, publicou o livro Obra Aberta. Nesse mesmo ano, casou-se com a instrutora de arte Renate Ramge.
Trabalhou como professor de ComunicaçãoVisual em Florença e de Semiótica em Milão. Nessa época, escreveu muitos ensaios e livros sobre semiótica. Em 1971, tornou-se professor de Semiótica da Universidade de Bolonha. Organizou o primeiro congresso da Associação Internacional para Estudos da Semiótica em 1974. Ao longo de sua carreira, lecionou como professor visitante em instituições de ensino de vários países.
Em 1981, lançou o livro que otornaria famoso em todo o mundo, O Nome da Rosa. Esse romance, que conta a história de uma série de assassinatos num mosteiro medieval, ultrapassou em muito as expectativas de venda da editora. Entusiasmado com a história, o diretor francês Jean-Jacques Annaud decidiu fazer um filme, homônimo, que também alcançaria grande sucesso, com o ator Sean Connery interpretando o monge que investiga asestranhas mortes.
Seus romances seguintes, O Pêndulo de Foucault e A Ilha do Dia Anterior, não obtiveram o mesmo êxito. Em 2001, lançou Baudolino, considerado seu melhor romance desde O Nome da Rosa. Essa obra, que mistura realidade e ficção, conta a história do surgimento de Alessandria, cidade-natal do autor, e as aventuras de Baudolino, que conhece Frederico Barba Ruiva e é adotado por ele comose fosse um filho.
Dentre os principais prêmios que Eco recebeu, destacam-se: Cidadão Honorário de Monte Cerignone (Itália, 1981); Commandeur de l'Ordre des Arts et des Lettres (França, 1985); Marshall MacLuhan Award - Unesco Canada and Teleglobe (1985); Chevalier de la Légion d'Honneur (França, 1993); Cruz Dourada do Dodecaneso (Grécia, 1995); Cavaliere di Gran Croce al Merito della RepubblicaItaliana (1996). Recebeu, ainda, o título de Doutor Honoris Causa de diversas universidades do mundo, como por exemplo, Universidade de Paris (Sorbonne), Universidade de Atenas, Universidade de Buenos Aires, Universidade





























1. Segundo Umberto Eco, a sociedade industrial modificou a relação do homem com seus mitos. Explique como se deu essa...
tracking img