Trabalho sobre toxosplamose

1929 palavras 8 páginas
Toxoplasmose congénita
[pic]
A toxoplasmose congénita é uma infecção que se produz durante a gravidez causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que passa da mãe ao feto.
O organismo Toxoplasma gondii existe em todo o mundo (Ver secção 17, capítulo 184) e infecta aproximadamente entre 1 e 8 recém-nascidos de cada 1000. Aproximadamente metade das mulheres infectadas durante a gravidez têm um filho com toxoplasmose congénita. O risco de o feto se infectar é maior se a mulher contrair a infecção no final da gravidez, mas a doença é geralmente mais grave se o feto se infectar no começo da gestação.
O Toxoplasma infecta os gatos e os ovos do parasita passam para os dejectos destes animais. Os ovos têm capacidade de infectar durante muitos meses. As mulheres podem infectar-se ao manusear os recipientes onde defecam os gatos ou outro material contaminado com fezes deste animal. Comer alimentos mal cozidos (borrego, porco ou carne bovina) também pode provocar a infecção.
Sintomas e diagnóstico
Em regra, as mulheres grávidas e os recém-nascidos que estão infectados por toxoplasmose não apresentam sintomas. No entanto, o feto pode crescer no útero de forma muito lenta e nascer prematuramente. O bebé pode ter a cabeça pequena, icterícia, o fígado e o baço aumentados, inflamação do coração, dos pulmões, ou dos olhos, erupções, uma pressão do líquido cefalorraquidiano elevada devido a um aumento da quantidade do mesmo que rodeia o cérebro ou à presença de depósitos de cálcio no cérebro e convulsões.
Alguns bebés que apresentam estes sintomas adoecem gravemente e morrem pouco depois. Outros apresentam lesões permanentes, incluindo inflamação do interior do olho (coriorretinite), atraso mental, surdez e convulsões. Estas anomalias podem aparecer anos mais tarde nas crianças que pareciam saudáveis ao nascer. Para diagnosticar a toxoplasmose realizam-se análises de sangue tanto na mãe como no bebé. Nos bebés realizam-se radiografias da cabeça, análises do líquido

Relacionados

  • Gravidez na Adolescencia
    1003 palavras | 5 páginas
  • PROTISTAS
    5243 palavras | 21 páginas
  • POA DISAN-AM
    4469 palavras | 18 páginas