Trabalho sobre toc, pert

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA OPERACIONAL
TURMA: 23PESOP-A1
PROFESSOR: Rodrigo Costa de Souza Lima

ARTIGO

PROJETO PARA CONTROLAR AS ATIVIDADES NECESSÁRIAS DESDE O ACORDAR ATÉ CHEGAR AO LOCAL DE TRABALHO

Anderson Fiorini Vianna
Cristina T. Carvalho InacioGustavo Argenta

RESUMO

Neste artigo serão abordados conceitos relacionados a métodos de gestão de projetos amparados em pesquisa operacional. Partindo de um modelo exemplar -elaborado em forma de gráfico de Gantt ,que traduz um projeto de gerenciamento de tempo decorrido desde o momento em que se acorda até o momento em que se chega na empresa e elencando atividades atreladas a outraspredecessoras - abordaremos teorias como TOC, PERT-CPM, Corrente Crítica, Sindrome do Estudante e Lei de Parkinson.

INTRODUÇÃO

Devido ao expressivo número de pessoas que possuem dificuldade em levantar cedo para ir trabalhar, optamos por fazer este artigo englobando todas as atividades básicas e necessárias, que uma pessoa poderia realizar desde o momento em que acorda até chegar ao local detrabalho.

É claro que o tempo de execução, o cronograma utilizado, e as tarefas apresentadas neste artigo podem variar de pessoa para pessoa por tratar-se de uma situação particular de cada um, porém o nosso objetivo com este trabalho é mostrar como estas simples atividades diárias podem ser melhor gerenciadas utilizando os conceitos do TOC, PERT E CPM.

PROJETO PARA CONTROLAR AS ATIVIDADESNECESSÁRIAS DESDE O ACORDAR ATÉ CHEGAR AO LOCAL DE TRABALHO

Levantar para ir trabalhar faz parte da rotina de quase todo ser humano em idade produtiva é algo tão comum e ao mesmo tempo tão difícil de ser corretamente gerenciado.
É natural ouvir as pessoas queixando-se que de não terem tempo para tomar o café da manhã, ou até mesmo de se darem ao luxo de lerem o jornal antes de sair de casa.Isso ocorre, porque as pessoas não conseguem organizar o tempo que possuem em prol das atividades desejam realizar num determinado espaço de tempo.

CONCEITOS: TOC, Corrente Crítica e PERT/CPM.

Segue abaixo os conceitos de ferramentas importantes que podem ajudar no gerenciamento do tempo de diversas atividades, que vão desde um simples projeto para se organizar e conseguir fazer todas asatividades necessárias do levantar-se da cama e ir para o trabalho até algo mais complexo, como gerenciamento de uma cadeia logística.
TOC - A Teoria das Restrições (TOC – Theory of Constraints) tem como foco aperfeiçoar os processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Diante disso, considera a empresa como sendo um sistema integrado, ou seja, um conjunto de elementos que possuem algumtipo de ligação. Isto significa que o desempenho global é o resultado de esforços conjuntos de todos esses elementos.
Corrente Crítica - Atualmente, a Corrente Crítica é considerada um dos maiores avanços na área de gerenciamento de projetos dos últimos 30 anos e tem como origem a Teoria das Restrições. De forma simples, podemos dizer que Corrente Crítica (Critical Chain / Critical Chain ProjectManagement), é a aplicação da Teoria das Restrições ao ambiente de projetos. Tem como objetivo a melhora de desempenho de projetos desafiando as premissas existentes na forma tradicional de planejar e controlar cronogramas.
No planejamento tradicional, verificamos que se tende a incluir uma margem ou reserva (segurança) ao final de cada atividade, para suprir eventos de riscos não previstos ou maldimensionados. Esta é a tendência de superestimar (tempo, custo, etc.) deve-se também à estabilidade emocional e nível de conforto desejado pelo executor da atividade.
Estima-se que este nível de segurança varia entre 30 a 40%, dependo dos riscos envolvidos em cada atividade, gerando um fenômeno não muito interessante… Imagine multiplicarmos todas as tarefas do nosso cronograma, e diagrama de...
tracking img