Trabalho sobre telhados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic] - UNIVERSIDADE DE UBERABA
RHUYTHER LIMA AMARAL DE FREITAS




















TELHADO DE DUAS ÁGUAS E TIPOS DE TELHA
























UBERABA - MG
2012
[pic][pic] - UNIVERSIDADE DE UBERABA




















TELHADO DE DUAS ÁGUAS E TIPOS DE TELHA






Trabalhoapresentado à disciplina Desenho Arquitetônico, do Curso Superior em Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.
Orientador: Carlos Augusto de Oliveira


















UBERABA - MG
2012

























Quem administra efetivamente precisa da colaboração de quem obedece,mas se quem obedece necessita prestar atenção e respeito a quem administra. Quem administra necessita exercer bondade e compreensão para quem obedece, a fim de que a máquina do trabalho funcione com segurança.
Francisco Cândido Xavier
Pelo espírito André Luis.
1. OBJETIVO


Observarmos os componentes de umtelhado de duas águas, e os principais tipos de telhas usadas para a finalização desse telhado. Auxiliando assim na continuidade da disciplina de Desenho arquitetônico e de toda a nossa futura vida profissional.




2. DESENVOLVIMENTO

TELHADO DE DUAS ÁGUAS


Os telhados têm a função de receber as águas da chuva, proporcionar isolamento térmico e proteger de outros acontecimentosatmosféricos.
Composto de telhas inclinadas colocadas de maneira a canalizar as águas para o solo tem também uma função estética.
O telhado de duas águas é caracterizado pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano).


[pic]

Vistasuperior e frontal.


[pic]


Vista em perspectiva.


3. AS PARTES DE UM TELHADO.

Cada tipo de telhado tem suas partes próprias, e cada profissional tem seu jeito de fazer o telhado, o exemplo aqui mostrado é de um telhado convencional de duas águas, pois é o tema proposto no momento.

[pic]

[pic]


3. CAIMENTO

Entende-se por Caimento a inclinação do planoda água do telhado. Quanto mais forte for o caimento, mais inclinado será o telhado. Causa uma boa impressão estética, mas um telhado com grande caimento consome mais telhas, mais madeira e também dificulta a manutenção.


[pic][pic]


O caimento é determinado, normalmente, pelo efeito estético que se pretende dar à casa. Pode-se também pensar em aproveitar o sótão para instalarmais um dormitório (mansarda) e colocar no plano do telhado uma janela (trapeira) - Neste caso o telhado deve ter um caimento acentuado para permitir que as pessoas andem livremente pela mansarda. 
[pic][pic][pic]

Caimentos baixos utilizam menos materiais (menos telhas e menos madeiras) - Entretanto devemos ter o cuidado de escolher um caimento mínimo para atender a duas finalidades:

1:Caixas d'água e outros dispositivos que vamos colocar no sótão requerem determinados espaços. No caso da caixa d'água, além do espaço da caixa, vamos precisar de um espaço adicional para podermos limpar a caixa pelo menos uma vez por ano.

[pic][pic]


2: O fabricante das telhas indica o Caimento Mínimo. Esse caimento mínimo depende do desenho da telha e das ranhuras projetadas pelo fabricantepara evitar a penetração da água da chuva em dias de vento forte. Mesmo telhas de um mesmo modelo podem apresentar Caimentos Mínimos diferentes dependendo do fabricante.

O caimento é um número dado em porcentagem, exemplo 30%, e representa o quociente entre a altura H e a largura L da Água do telhado.
Exemplo: Uma casa tem um telhado com duas águas, com altura H = 1,20m e largura L = 3,75m. O...
tracking img