Trabalho sobre tcp/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.O QUE É?

O TCP/IP é o protocolo de rede mais usado atualmente. O TCP/IP (Transmition Control Protocol / Internet Protocol) não é na verdade um protocolo, mais sim um conjunto de protocolos – umapilha de protocolos, como ele é mais chamado. Em 1974 surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. Uma rede interligando diversasuniversidades permitiu o livre tráfego de informações, levando ao desenvolvimento de recursos que usamos até hoje, como o e-mail, o telnet e o FTP, que permitiam aos usuários conectados trocar informações,acessar outros computadores remotamente e compartilhar arquivos.


2. INTRODUÇÃO A HISTÓRIA?

Nos anos 60, o principal setor estratégico americano, Department of Defense – DoD se interessou emum protocolo que estava sendo desenvolvido/utilizado pelas universidades para interligação dos seus sistemas computacionais e que utilizava a tecnologia de chaveamento de pacotes. O interesse do DoDestava no desejo de manter a comunicação entre os diversos sistemas espalhados pelo mundo, no caso de um desastre nuclear. O problema maior estava na compatibilidade entre os sistemas computacionais dediferentes fabricantes que possuíam diferentes sistemas operacionais, topologias e protocolos. A integração e compartilhamento dos dados passou a ser um problema de difícil resolução.

3. DEFINIÇÃOE OBJETIVO
O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocoloda camada superior. O modelo TCP/IP de encapsulamento busca fornecer abstração aos protocolos e serviços para diferentes camadas de uma pilha de estruturas de dados (ou simplesmente pilha).

4.FUNCIONAMENTO TCP/UDP
TCP –
Etapas:
– Estabelecimento da conexão
– Envio dos dados (com seqüenciamento, correção de erros, eliminação de duplicatas e controle de fluxo)
– Encerramento da conexão...
tracking img