Trabalho sobre sinusite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia: Crânio com Incidências Paranasais, Seios da Face
Patologia: Sinusite é uma inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais geralmente associada a um processoinfeccioso por vírus, bactéria ou fungo mas que também pode estar associado a uma alergia ou a inalação de poluentes. Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades aeradas que se abremdentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face. Sua freqüência varia entre 1 e 15% das crianças e 1 e 40% dos adolescentes dependendo da região do mundo, sendo mais comum em regiões frias e comgrandes variações climáticas. a sinusite pode ser classificada pela cavidade nasal que afeta:
 Maxilar
 Frontal
 Etmoidal
 Esfenoidal

Prevenção: Existem várias maneiras de prevenir asinusite. O primeiro passo é fazer de tudo para garantir uma boa função nasal, é manter as cavidades bem ventiladas, o que pode ser feito limpando bem o nariz com uma solução salina (água com uma pitada desal ou soro fisiológico). Manter a casa bem limpa também contribui para a prevenção de alergias. Beber bastante água ajuda a manter os mucos menos densos. Um alergista pode fazer um exame paraverificar a quais possíveis agentes alergênicos o paciente reage.
Exames Radiológicos: Tomografia dos seios da face: indicada para esclarecer dúvidas da radiografia simples. Auxilia também na avaliação dosóstios, de alterações anatômicas, para detectar pólipos nasais e/ou outros problemas que poderão agravar a rinossinusite alérgica.
Endoscopia nasal: exame feito pelo otorrino utilizando fibrasópticas rígidas ou flexíveis, normalmente com anestesia local, têm importante papel no diagnóstico das rinossinusites.
Posicionamento e Incidências
PA (fronto-naso). Incidência de Caldwell:Posicionamento: Paciente em decúbito ventral. Plano sagital perpendicular á placa. Região frontal e nasal apoiadas na mesa em pa verdadeira. Incidência: Raio central com angulação de 15° podálico, incidindo na...
tracking img