trabalho sobre SGQ

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



1 introdução

1.1 problematização do TEMA

Quais os impactos que a adoção do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h) causa a uma empresa construtora de médio porte?
1.2 OBJETIVO

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Identificar quais os benefícios advindos da implantação do sistema de gestão de qualidade em empresas de médio porte destinadas àconstrução civil

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elaborar pesquisa bibliográfica relativa às normas de gestão de qualidade na construção civil;
Aplicar questionários com proprietários, funcionários e clientes da construtora, para a compreensão do grau de satisfação, a fim de propor melhorias.
Verificar in loco se suas obras estão aplicando corretamente o plano de controle de qualidade implantado.Proceder comparativo financeiro, de despesas e receitas antes e depois de ter adotado o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), com o intuito de verificar se todo investimento necessário para tal implantação está sendo retornado;
Propor uma revisão ao plano atual, decorrente deste estudo de caso

1.3 JUSTIFICATIVA

O mercado da construção civil hoje na região sul de Santa Cataria, seencontra em grande crescimento, gerando assim muitos empregos, mas grande parte das empresas do ramo não possuem as certificações, como: PBQP-H (BRASIL, 2014, p. 1), que tem por objetivo, elevar os patamares da qualidade e produtividade da construção civil, por meio da criação e implantação de mecanismos de modernização tecnológica e gerencial. E a ISO 9001 (2014, disponível emhttp://www.inmetro.gov.br/qualidade/pdf/ CB25docorient.pdf acessado em 28/08/2014) que tem por objetivo prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou. E como é de conhecimento público, sem tais certificações, não é possível receber investimento do banco da Caixa Econômica Federal, em especial em programas federais como oMinha Casa, Minha Vida, nem financiar o imóvel.
Muitas construtoras não possuem essas certificações, que além de ampliar a gama de serviços a se prestar, auxilia no gerenciamento dos processos e atividades, através da documentação de formulários e registros para assegurar a existência de um controle e ordem na forma de como a organização conduz seu negócio, para que tempo, dinheiro e outrosrecursos sejam utilizados com eficiência. (MELLO et al., 2009).
Assim e é que este trabalho vem realizar um estudo para verificar quais estão sendo os benefícios da implantação da gestão de qualidade e a obtenção de certificações para uma empresa de Tubarão a mesma, e qual identificar quais os o incentivos se destacam para que as demais adotem esse mesmo sistema.
Construir com qualidade nãoquer dizer construir obras caras e luxuosas ou necessariamente a contratação de especialistas no assunto, mas construir com qualidade se trata de atender as expectativas do cliente e necessidades do usuário, e essa qualidade poderá ser alcançada através da dedicação e união de todos seus funcionários e a liderança dos dirigentes da empresa construtora. (SOUZA et al.,1995).

1.4 METODOLOGIA DOTRABALHO

Os tipos de pesquisa serão:
Bibliográfica, que se baseará em estudos realizados em livros, artigos, periódicos e normas técnicas;
Estudo de Caso, na qual terá abordagem qualitativa e quantitativa.

1.5 LIMITAÇÕES DO TRABALHO

Esse trabalho abordará os benefícios de adotar o sistema de gestão de qualidade no ramo da construção civil, tendo como base uma empresa da cidade deTubarão – SC.

1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO

O presente trabalho será estruturado em capítulos para facilitar a sua compreensão, que serão apresentados da seguinte forma:
O capitulo um trará a introdução, que compreenderá as generalidades, os objetivos de trabalho, a justificativa, a metodologia e a estrutura do trabalho.
O capitulo dois apresentará a fundamentação teórica.
O capitulo três...
tracking img