Trabalho sobre responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE TERESINA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Prof.ª.: NAYANA JÁCOME BOAVISTA
1º SEMESTRE/2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL

MAIO/2009
Sumário:

• Conceitos de Responsabilidade Social.....................................3
• Princípios de Responsabilidade Social.....................................4
• Tipos de ResponsabilidadeSocial........................................... 6
• Benefícios da Responsabilidade Social....................................7
• Modelos e Aplicações de Responsabilidade Social..................9
• Diferença entre Ação e Responsabilidade Social.....................12
• Bibliografia.................................................................................13

INTRODUÇÃO

A responsabilidadesocial é um tema amplamente discutido e abordado nos dias atuais.
Nas linhas a seguir tentaremos abordar de maneira simples e descomplicada nosso ponto de vista a respeito do que seja esse tema: “Responsabilidade Social”.
Existem vários aspectos a respeito desse tema, porém decidimos abordar o que achamos ter mais haver com nosso curso, que é a Responsabilidade Social nas Empresas.RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Conceitos de Responsabilidade Social

Responsabilidade social corporativa é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações aperfeiçoam ou criam programas sociais, trazendobenefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizerconhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo

A responsabilidade social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Responsabilidade Social Empresarial – O que é mesmo?

A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menorResponsabilidade Social Empresarial. O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

De um modo mais simples, podemos dizer que a ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse de determinada empresatambém respeitam o direito, os valores e os interesses de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são por elas afetados.

Assim, uma empresa pode oferecer o melhor produto ou serviço imaginável para seus consumidores e clientes, mas não estará sendo ética em suas relações com a sociedade se, por exemplo, no desenvolvimento de suas atividades não se preocupar com a poluição que gera no meioambiente

Transparência é outro conceito que muito tem a ver com ética. A falta de transparência na condução dos negócios pode prejudicar não só clientes e consumidores, mas também a própria empresa. Se ela sonega, por exemplo, uma informação importante sobre seus produtos e serviços, poderá ser responsabilizada, mais tarde, por omissão.

Responsabilidade Social Empresarial,portanto, diz respeito à maneira como as empresas realizam seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem, não custa repetir.

Tudo isso vamos detalhar percorrendo juntos cada uma das Sete Diretrizes que norteiam a Responsabilidade Social Empresarial, que você vai...
tracking img