Atualmente, essas palavras radiação e radioatividade já deixam todo mundo de cabelo em pé, causam temor, parecem entidades do mal. O que acontece, na verdade, é que existe uma grande ignorância daspessoas sobre o assunto e um sensacionalismo da mídia, agravado pelos filmes de ficção em que estes fenômenos são responsáveis pelos mais estranhos monstros mutantes. Mas tanto a radiação quanto aradioatividade são fenômenos naturais e convivemos com eles desde que Terra foi criada.

Radiação
Em um sentido amplo, radiação é tudo que é irradiado (enviado em forma de raios) por algum lugar.Assim, a luz que vem do Sol é uma forma de radiação;

Da mesma forma que a luz de uma lâmpada;

e as ondas de rádio;

Podemos utilizar a radiação em vários processos:

Processosindustriais;

Processos Médicos;

Na geração de Energia;

A radiação pode ser de dois tipos: particulada (por partículas) ou ondulatória (por ondas). A luz do Sol, voltando ao nosso exemplo, é umaradiação por ondas já que a luz é uma onda eletromagnética. Quando você vai à praia, está sendo irradiado pelo Sol, está se submetendo à radiação solar.

Radioatividade é a emissão espontânea deradiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quandoligado, mas se o desligarmos a emissão cessa. O aparelho de raio-X não é, portanto, radioativo, embora emita radiação.

Quando nosso Criador nos fez, já fomos „projetados‟ para suportar determinadosníveis de radiação. Obviamente se ficarmos expostos a quantidades maiores podemos ter uma série de problemas, que vão desde simples queimaduras até câncer.

As partículas alfa e beta e os raios gamapossuem a propriedade de ionizar as moléculas que encontram em seu caminho, isto é, arrancar elétrons delas, originando íons. Ao atravessar tecidos biológicos, as partículas radioativas provocam a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Trabalho sobre radiação ionizantes. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Sobre-Radia%C3%A7%C3%A3o-Ionizantes/42874.html

MLA

"Trabalho sobre radiação ionizantes" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Sobre-Radia%C3%A7%C3%A3o-Ionizantes/42874.html>.

MLA 7

"Trabalho sobre radiação ionizantes." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Sobre-Radia%C3%A7%C3%A3o-Ionizantes/42874.html>.

CHICAGO

"Trabalho sobre radiação ionizantes." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalho-Sobre-Radia%C3%A7%C3%A3o-Ionizantes/42874.html.