Trabalho sobre qualidade de vida na empresa dpcx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4193 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NA EMPRESA DPCX

Este trabalho tem como tema a Qualidade de Vida nas Organizações ou Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A QVT pode ser definida como “Conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho....” (LIMONGI, 1997).

Richard Walton, 1975
Preocupação com resgate de“valores humanísticos e ambientais, que vêm sendo negligenciados em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico”.

Análise dos Resultados

Conforme a Escala de QVT utilizada na pesquisa as melhores médias e seus respectivos indicadores são: Estabilidade no Emprego (9,4); Direitos Garantidos (8,5); Vida Pessoal Preservada (8,5); e Jornada de Trabalho (8,4).
Osindicadores e suas respectivas médias, que precisam de melhorias na organização são: Reconhecimento (3,5); Equidade Interna (3,2); Incentivos (3,1); e Carreira (2,4).

No item Carreira 100 % verbalizaram a necessidade de haver um plano de cargos e salários que contemple os funcionários, pois desde a Constituição de 1988 esses funcionários ficaram impossibiltados do crescimento na Carreira, uma vezque segundo o inciso II Artigo 37, a “investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.”. Dentro dessa estruturação seria incluído um dispositivo que desse condições para que o funcionário pudesse, dentro de sua organização ter umaascensão vertical de nível (auxiliar para médio e intermediário para superior). Dentro dessas perspectivas as promoções deveriam ter um significado real, com aumento salarial, aumento de responsabilidades e desenvolvimento na carreira, o que motivaria o funcionário a se capacitar e a querer melhorar sempre.

Segundo a pesquisa, no que diz respeito ao item Incentivos, 100% dos funcionáriosdisseram não ter nenhum retorno pelo trabalho que irá executar. Quando se pensa em recompensa pensamos em retribuição, reconhecimento e premiação. O que acontece é que os Gestores não dão nenhuma importância no sentido de proporcionar recompensas adequadas, sejam ela materiais ou não-materiais, ou seja, essas posssibilidades são frequentemente subestimadas pelos gestores. Apenas 25% dosentrevistados disseram que a empresa estabelece convênios com instituições de ensino e universidades, incluindo descontos em mensalidades, além de cursos de pós-graduação que são oferecidos a alguns.

Para 100% dos entrevistados não há equidade interna, ou seja, apesar de ter várias tabelas remuneratórias para seus funcionários. Estas têm grandes diferenças entre si, o que acaba por provocar umsentimento de impotência e injustiça dentro da organização, pois há funcionários que têm o mesmo nível de escolaridade e ocupam cargos iguais com uma diferença de salários de até 45%. O plano de cargos vigente possui a tabela remuneratória mais baixa dentro da organização, o que gera frustração e desistímulo.

Para 75 % dos entrevistados o reconhecimento vem através da avaliação de desempenhoindividual e institucional, que mede o grau de comprometimento de cada um com as atribuições de seus respectivos cargos. Esta serve como pré-requisito para o pagamento da gratificação por desempenho, que corresponde a um grande percentual do salário bruto funcionário. 25% dos funcionários responderam que este reconhecimento deveria vir no dia-a-dia com uma melhora significativa da infraestrutura,distribuição de maior número de funções gratificadas e elogios, por um trabalho bem feito, o que demonstra total desconhecimento, por parte da chefia no que diz a respeito ao conceito de motivação dentro das organizações, que está intimamente ligado ao conceito de Recursos-Humanos.

Perguntas QVT

1) Você se considera uma pessoa estressada? Por que ou como você se sente para se considerar...
tracking img