Trabalho sobre qualidade de vida na empresa dpcx

4193 palavras 17 páginas
TRABALHO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NA EMPRESA DPCX

Este trabalho tem como tema a Qualidade de Vida nas Organizações ou Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A QVT pode ser definida como “Conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho....” (LIMONGI, 1997).

Richard Walton, 1975 Preocupação com resgate de “valores humanísticos e ambientais, que vêm sendo negligenciados em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico”.

Análise dos Resultados

Conforme a Escala de QVT utilizada na pesquisa as melhores médias e seus respectivos indicadores são: Estabilidade no Emprego (9,4); Direitos Garantidos (8,5); Vida Pessoal Preservada (8,5); e Jornada de Trabalho (8,4). Os indicadores e suas respectivas médias, que precisam de melhorias na organização são: Reconhecimento (3,5); Equidade Interna (3,2); Incentivos (3,1); e Carreira (2,4).

No item Carreira 100 % verbalizaram a necessidade de haver um plano de cargos e salários que contemple os funcionários, pois desde a Constituição de 1988 esses funcionários ficaram impossibiltados do crescimento na Carreira, uma vez que segundo o inciso II Artigo 37, a “investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.”. Dentro dessa estruturação seria incluído um dispositivo que desse condições para que o funcionário pudesse, dentro de sua organização ter uma ascensão vertical de nível (auxiliar para médio e intermediário para superior). Dentro dessas perspectivas as promoções deveriam ter um significado real, com aumento salarial, aumento de responsabilidades e desenvolvimento na carreira, o que motivaria o funcionário a se capacitar e a querer melhorar sempre.

Segundo a pesquisa, no que diz respeito ao item Incentivos, 100% dos funcionários

Relacionados

  • trabalho de ciencias
    21580 palavras | 87 páginas