Trabalho sobre pvc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. HISTÓRIA
O Policloreto de Vinila (PVC) é um dos plásticos mais antigos, avançados, utilizados e estudados da atualidade. 
[pic]
Justus Von Liebig (Sintetizou o Cloreto de Vinila, base do PVC, em 1835)
 
1835: O Cloreto de Vinila (VCM) é sintetizado pela primeira vez em laboratório por Justus Von Liebig.
 1839: Victor Regnault publica suas observaçõessobre a aparição de um pó branco que se formava quando uma ampola fechada contendo VCM era exposta a luz solar.
 1860: Hoffman publica um informe sobre a obtenção de Polibrometo de Vinila.
 1872: Barman sintetiza o Policloreto de Vinila.
 1912: Fritz Klate descobre a base para a produção industrial do PVC.
 1929: Os Estados Unidos elaboram o primeiro produto comercialde PVC.
 1930: A indústria alemã começa a produção do PVC.
 1940: A comercialização do PVC começa na Inglaterra.
 1950: Dá-se início à produção e à comercialização de produtos de PVC na Argentina.
 1956: Se inicia a produção de PVC na Solvay do Brasil (que se chamava, à época, Eletrocloro). Atualmente, Solvay Indupa do Brasil.
 1961: A Indupa S.A. começa aprodução de PVC em Cinco Saltos, província de Rio Negro, Argentina.








2. VANTAGENS


O PVC é um dos materiais mais importantes para a sociedade devido a suas propriedades e porque nos brinda com uma série de vantagens:                   
Versatilidade: os produtos de PVC podem ser encontrados em casa, no escritório, em nossos veículos e em centenas de diferentesaplicações, pois tanto pode ser rígido como flexível e fácil de encontrar em qualquer dureza: translúcido e cristalino ou opaco; brilhante ou fosco; resistente a intempéries; grosso ou fino; compacto ou espumado e de qualquer cor, inclusive metalizado e impresso. O PVC pode ser transformado em artigos finais para uso em todas as tecnologias conhecidas de industrialização de plásticos. Suas propriedadesmecânicas, físicas e químicas intrínsecas podem ser melhoradas, conforme a necessidade, mediante o uso de diferentes tipos de aditivos. 
Estabilidade: o PVC é estável e inerte. Tem boa resistência a solventes, ácidos e bases. Seu comportamento frente a líquidos, gases e vapores o tornam especialmente adequado para contato com alimentos, medicamentos e com o corpo humano em uso de práticasmédicas.
 
 
[pic]
 
 
Longevidade: é um material excepcionalmente resistente. Os produtos de PVC podem durar dezenas de anos em aplicações como revestimentos, cabos, tubos para água e esgotos, janelas, etc. 
Segurança: devido ao cloro que contém o PVC não se queima com facilidade nem inflama sozinho. Por esta razão é extensivamente empregado paraisolar e proteger cabos elétricos e para outros insumos na indústria da construção, automobilística, eletrodomésticos, bens de uso, etc.
 
 
[pic]
 
 
Bom uso dos recursos: é fabricado a partir de matérias-primas naturais: sal comum e petróleo ou gás. O sal é um recurso abundante, e o processo de produção de PVC emprega o gás ou petróleo de maneiraextremamente eficaz, ajudando a conservar as reservas de combustíveis fósseis não renováveis. 
Recuperação de energia: o PVC tem um alto valor energético. Nos sistemas modernos de valorização energética de resíduos, onde as emissões são muito controladas, o PVC pode fornecer energia e calor na indústria, residências ou em outros lugares.

3. Polimerização do PVC 
O PVC, que é umaresina termoplástica, é produzido quando as moléculas de cloreto de vinila se associam, formando cadeias de macromoléculas. Este processo é chamado de polimerização e pode ser realizado de várias maneiras, chamados de polimerização em suspensão e polimerização em emulsão. Ambos usam um processo semicontínuo, em que os reatores são alimentados com o monômero cloreto de vinila (VC), com aditivos,...
tracking img