Trabalho sobre put e ujt e resumo sobre tc's e tp's

1236 palavras 5 páginas
Nomes : Lucas dos Reis Gregório e Pedro Carreto
Turmas : 5AEL
Professora : Cássia
Matéria : Instalações Elétricas de A.T RESUMO SOBRE TC'S E TP'S

TRANSFORMADORES DE CORRENTE (TC'S) :
- Introdução: Os transformadores de corrente são equipamentos elétricos que tem a finalidade de reduzir correntes elevadas as quais passam do primário do transformador (normalmente com poucas espiras) para o secundário(normalmente com muitas espiras) por conversão eletromagnética utilizando uma relação de transformação( alfa= I2/I1=N1/N2), reduzindo elas, normalmente, até 5 ampéres. Isso permite que possam ser usados os aparelhos de medição e proteção (wattímetro,voltímetro,amperímetro,relés e etc.) no secundário do TC evitando a conexão direta com altas correntes.

- CORRENTES NOMINAIS PRIMARIAS E SECUNDÁRIAS: As correntes nominais primárias devem ser compatíveis com a corrente de carga do circuito primário enquanto que as correntes secundárias, como foi dito a cima, são geralmente de 5A.

- TRANSFORMADORES DE CORRENTE ( PROTEÇÃO E MEDIÇÃO): Existe dois tipos de Transformadores de Corrente : Transformador de corrente para medição e Transformador de corrente para proteção.

A) Transformador de corrente para medição : Estes possuem um núcleo com uma saturação maior,são mais precisos. E possibilitam a transformação da corrente de carga na relação de Ip/5, viabilizando a medição pelos instrumentos sem que eles sejam ligados diretamente ao circuito primário,ou sejam, são utilizados no secundário do transformador. Classes de exatidão são de 0,3 / 0,6 e 1,2.

B) Transformadores de corrente para proteção : Estes não devem saturar para correntes de alto valor ,são menos precisos e tem uma permeabilidade magnética menor que os TC'S de medição.Eles são responsáveis pela transformação de correntes bem elevadas como as de sobrecarga ou curto-circuito em pequenas correntes, facilitando a atuação dos relés, evitando novamente a ligação com o

Relacionados