Trabalho sobre psf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO -FACIPE
TRABALHO DE CAMPO DA DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA
Unidade de saúde familia Sítio Cardoso Distrito sanitário IV-




Recife
2011
A presente pesquisa foi realizada no dia 18 demaio de 2011 na Unidade de saúde familia Sítio Cardoso Distrito sanitário IV, endereçado no bairro da madalena-Recife; Na Rua Menezes Drumont n° 99. No perído da manhã, havendo aplicação de questionários para acoleta dos dados pelos membros da equipe1 com orientação do professor responsável pela pesquisa.
Seguindo o seguinte roteiro:
O vínculo empregatício dos profissionais do USF, sãofuncionários públicos todos contratados através de concurso realizado no ano de 2003 com exceção dos ACS são efetivados.
De acordo com a portaria n° 648/GM implantada em 2006, a unidade obedece à norma da jornada de trabalho de 40 horas: das 7:30 às 17h.
O programa de saúde família (PSF) foi implantado na região em 2003. Todavia, segundo a portaria n°648/GM em vigor no ano de 2006 houve revisão dasdiretrizes e normas da atenção básica para o PSF e Pacs (programa de agentes comunitarios de saúde.
A sede da USF não é específica , isto é, não foi construida seguindo um planejamento das necessidades de atendimento da mesma ,pois é alugada, entretanto apresenta a seguinte estrutura exigida na portaria 648/MG:
a) consultório médico e de enfermagem para a Equipe de Saúde da Família, de acordo com asnecessidades de desenvolvimento do conjunto de ações de sua competência;
b) área/sala de recepção, local para arquivos e registros, uma sala de cuidados básicos de enfermagem, uma sala de vacina e sanitários, por unidade;
c) equipamentos e materiais adequados ao elenco de ações programadas, de forma a garantir a resolutividade da Atenção Básica à saúde;
A unidade atende apenas a população urbanaem um número de 1200 famílias cadastradas em duas comunidades: Beira Rio na mangueira e Sítio do Cardoso Torre e caxangá. E a equipe é composta por 2 médicos, 1 dentista, 2 enfermeiras , 1 THD auxiliar de dentista, 2 técnicos de enfermagem e 10 agentes de saúde.Esses profissionais representam a equipe necessária para a implantação das equipes saúde família de acordo com a portaria 648/Mg queexige uma equipe multiprofissional, responsável por no máximo 4000 habitantes cuja média recomendada é de 3000 habitantes.
Foi realizado um diagnóstico das necessidades de saúde local; Obedecendo aos princípios gerais da atenção básica,isto é: práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas em foram de trabalhos em equipe visando atender a populações de território bem limitado.
Eelaborado um mapa de abrangência com a quantidade de casas e o número de famílias por area para qual foi dividida a equipe de ACS em duas equipes de cinco.
O conjunto de ações de promoção a saúde oferecidas pela unidade são seguem a um parametro de propostas de prioridade estratégicas: Anemia, atenção a saúde da mulher, diabetes, pressão alta, atenção a criança, DST, tuberculose , AIDS entre outros;Todas as ações são de consulta.
Existe um cronograma a ser seguida, segunda pela manhã puericultura criança até 1 ano à tarde reunião de grupo.Terça acolhimento trabalho para a comunidade pela manhã, à tarde pré-natal. Nas quartas de manhã visita a comunidade e de tarde prevenção de saúde da mulher duas vezes por semana.Quinta acolhimento e a tarde prevenção e finalmente na sexta visita aCardoso.Hipetenso e diabéticos de 3 em 3 meses.
Materiais e equipqmentos da unidade:Sonar, estetoscópio, tensiometro, maca organizada, sala de vacina, tem todo o material necessário.
Existe um programa de imunização com todas as vacinas que preconiza o ministério da saúde.
Na unidade são coletados exames de bioquímica e hormônios todos realizados na terça e sextas no període das 7:00h até as...
tracking img