Trabalho sobre portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Autores e Obras do Pré-Modernismo
No início do século XX, a literatura brasileira passou por uma fase de transição, em que confluem elementos do Parnasianismo, do Simbolismo e do Impressionismo, herdeiro do Realismo. Escritores como Coelho Neto, Afrânio Peixoto, Adelino de Magalhães e Machado de Assis (última fase) não escaparam ao dualismo da época: De um lado os laços com oRealismo e o Naturalismoe do outro impregnações intimistas e esteticistas.

Por outro lado, surgiram na época tendências que anteciparam alguns dos programas defendidos posteriormente pelos modernistas de 1922. Denomina-se pré-modernista tudo que nas primeiras décadas do século revelaram novo enfoque da nossa realidade cultural.

Nesse sentido, pode-se considerar pré-modernista a prosa regionalista:Euclides da Cunha

PRINCIPAIS OBRAS:
* Os Sertões (1902) - Retrata a Guerra dos Canudos, sendo publicado nos seguintes idiomas: alemão, chinês, francês, inglês, dinamarquês, espanhol, holandês, italiano e sueco.
* Contrastes e Confrontos (1907) - Pode-se dizer que é uma obra científica e uma obra de arte. Trata-se de uma obra única na história das letras brasileiras.
* À Margem daHistória (1909) - Publicação póstuma, reúne os artigos de Euclides sobre a Amazônia antes e após sua viagem à região. Os ensaios amazônicos reforçam a tese de uma formação histórica marcada por contrastes e antagonismos. O dever da ciência e dos intelectuais era, para Euclides da Cunha, promover o encontro entre Estado e nação.
Monteiro Lobato
PRINCIPAIS OBRAS:
* Urupês (1918) - Aborda adecadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café.
* Idéias de Jeca Tatu (1919) - História de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso.
* A Menina do Narizinho Arrebitado (1920) - Tem como personagens principais Emília e Narizinho em mais uma de suas histórias inéditas.
* O Pica-Pau Amarelo (1939) - Aborda a Turma do Sítio (Emília, Narizinho, Pedrinho,Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc) vivendo situações e aventuras que mexem com a imaginação da criançada.
Lima Barreto
PRINCIPAIS OBRAS:
* Recordações do Escrivão Isaías Caminha (romance – 1909)
* Triste Fim de Policarpo Quaresma (romance – 1911)
* Numa e Ninfa (romance – 1915)
* Morte e M. J.Gonzaga de Sá (romance – 1919)
* Os Bruzundangas (crônica – 1923)
* Clara dos Anjos (romance – 1924)
* Histórias e Sonhos (contos – 1956)
* Diário Íntimo (memórias – 1956)
* Cemitério dos Vivos (memórias – 1956)
Augusto dos Anjos
PRINCIPAIS OBRAS:
* Saudade (poema - 1900) - Mostra que tanto os atos bons quanto os ruins do passado de alguém são necessários para completar oindivíduo.
* Eu e Outras Poesias (único livro de poemas - 1912) - Articula o trinômio como reflexo de um momento histórico marcado por um sentimento de perda, um mal-estar disseminado entre os intelectuais, uma angústia diante da falência da Civilização Ocidental e dos ideais do Progresso.
* Psicologia de um Vencido (soneto) - Com o uso de palavras rebuscadas e repleto de simbolismo, estesoneto aborda o pessimismo marcante e retrata a tragédia da morte com naturalidade.
* Versos íntimos - Como todos os outros poemas e sonetos de Anjos, este também aborda a morte e o próprio "eu" o centro do seu pensamento.

Primeira geração (1922-1930)

Cartaz anunciando o último dia da Semana de Arte Moderna
O seu sentido verdadeiramente específico. Porque, embora lançados inúmerosprocessos e ideias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor.`` A Primeira Fase do Modernismo foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Foi o período mais radical do movimento modernista, justamente em consequência da necessidade de romper com todas as estruturas do passado. Daí o caráter anárquico...
tracking img