Trabalho sobre planta salvia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

A Salvia officinalis L., pertence à família Lamiaceae. Cultivada em quase toda Europa, a Sálvia era considerada sagrada pelos gregos e romanos por suas virtudes medicinais, seu nome vem do latim Salvare, que significa salvar, curar. Hoje, cultivada em jardins e hortas, é muito utilizada como condimento.
A Sálvia é indicada principalmente para inflamações de garganta eboca, sendo eficiente também para o tratamento de gengivites, para este caso é indicado o gargarejo de tintura diluída em água. A Sálvia tem como atividades biológicas: antibacteriana, fungicida, antiviral, adstringente, estimulante de secreção.
O estudo objetivou avaliar o efeito de reguladores vegetais no desenvolvimento da planta Sálvia. Para tanto, duas plantas serão cultivadas em vasos de3 litros. Uma em terra adubada e outra em terra preta, assim, havendo cinco coletas para análises.
Os tratamentos serão aplicados das seguintes formas: Vaso 1: terra adubada, contendo 3 sementes da planta, que será deixado na sombra, recebendo apenas o calor e não a energia diretamente, sendo recolhida no final da tarde e regada uma vez a cada 2 dias. Vaso 2: terra preta, contendo 3sementes da planta, que será deixada sobre o sol o dia todo, sendo recolhida no fim da tarde e regada 1 vez por dia. Caso ocorra chuva, as plantas não ficarão de baixo da chuva. No final do projeto pretendemos gastar aproximadamente 10 litros de água, que será correspondente à mais ou menos 5 reais ao total.
Durante o crescimento das plantas, o grupo de pesquisa vai se reunir na casa aonde seencontram as plantas e farão uma análise das mudanças e diferenças entre cada uma delas, anotando todo o ocorrido no diário de campo.
Apartir do dia 20 de abril começaremos a colocar em prática a pesquisa, contendo todas as etapas de crescimento da planta. A planta será avaliada em coletas com intervalos de sete dias.
O grupo de pesquisa irá analisar se as plantas farão o mesmo efeito sendotratadas como foi citado a cima. Verificando também se elas terão a mesma coloração quando fervidas em água para fazer o seu efeito medicinal, que no caso é no tratamento de gengivite, ação antibacteriana, antiviral, adstringente e estimulante de secreção.
O grupo resolveu fazer essa pesquisa para demonstrar que uma “simples” planta que boa parte das pessoas tem em seu jardim ou horta, podeser muito beneficiente para a saúde, porém, as pessoas não sabem dessa utilidade da Sálvia.
Pode ocorrer da planta acabar morrendo por virtude de algum fungo habilitar na terra aonde a Sálvia estará plantada. Tendo como prejuízo não conseguir levantar as duas hipóteses que estão sendo apontadas pelo grupo de pesquisa. Caso isso aconteça, o grupo de pesquisa continuará a rotina com apenas umadas plantas, porque não daria tempo para plantar outra e ela crescer o suficiente para o grupo conseguir compará-la com a outra que já vai estar em um nível de desenvolvimento mais avançado.



2 – JUSTIFICATIVA

O grupo pretende realizar esse projeto para compreender melhor as utilidades que a Sálvia oferece, através do cultivo da planta em dois tipos de terra. E assim analisar se ela teráo mesmo benefício sendo cultivada de diferentes maneiras.
Os integrantes do projeto resolveram fazer esta pesquisa para mostrar às pessoas que a Sálvia não é apenas uma planta sem nenhuma utilidade. O que elas não sabem é que a Salvia é um ótimo remédio medicinal.


3 – OBJETIVO

O grupo pretende com esse projeto analisar se a planta se comportará do mesmo modo em diferentescomposições que cada terra possui. Apartir do termino da pesquisa será possível saber se o resultado que o grupo espera será positivo, afim de que a Salvia ainda consiga exercer sua função medicinal.




4 – METODOLOGIA

O grupo desenvolverá a pesquisa na casa de uma das integrantes. Conforme o crescimento da planta, que será desenvolvido ao ar livre durante o dia, sendo recolhida no final...
tracking img