Trabalho sobre plásticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Basicamente os materiais plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macromolecular, que tem grande maleabilidade e é facilmente transformável quando se emprega calor e pressão.
Devido a essas características o plástico é utilizado hoje em dia em quase todos os objetos. Por ter essa grande utilização o plástico precisa ter certas característicasespecificas para cada tipo de objeto que se pretende fazer.
Essas características são adquiridas com a adição ou modificação de elementos químicos na sua composição, uma vez alterada a composição, altera as características dos materiais e esses precisam ser divididos em siglas para sua melhor identificação.

Siglas e características dos materiais plásticos

PP - Polipropileno
Polipropileno (PP) oupolipropeno é um polímero ou plástico, derivado do propeno ou propileno que é reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número "5" por dentro e as letras "PP" por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)x.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possuipropriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Principais propriedades
* Baixo custo;
* Elevada resistência química e a solventes;
* Fácil moldagem;
* Fácil coloração;
* Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga;
* Boa resistência ao impacto acima de 15 °C;
* Boa estabilidade térmica;
* Maiorsensibilidade à luz UV e agentes de oxidação, sofrendo degradação com maior facilidade.
Aplicações
* Brinquedos;
* Copos Plásticos;
* Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos;
* Carcaças para eletrodomésticos;
* Fibras;
* Sacarias;
* Filmes orientados;
* Tubos para cargas de canetas esferográficas;
* Carpetes;
* Seringas deinjeção;
* Material hospitalar esterilizável;
* Autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas).
* Peças para máquinas de lavar.
* Material aquático (pranchas de bodyboard).
* Cabos para ferramentas manuais.
Atualmente há uma tendência no sentido de se utilizar exclusivamente o PP no interiordos automóveis. Isso facilitaria a reciclagem do material por ocasião do sucateamento do veículo, pois se saberia com qual material se estaria lidando.

PC - Policarbonato
Os policarbonatos são um tipo particular de poliésteres, polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato (-O-(C=O)-O-). São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamadostermoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design.
O tipo de policarbonato mais utilizado é baseado no bisfenol A. Por vezes o termo policarbonato é utilizado como sinónimo deste polímero particular (policarbonato de bisfenol A).

Propriedades marcantes dos policarbonatos
Semelhança ao vidro, porém altamente resistente ao impacto, boaestabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistência ao escoamento sob carga e às intempéries, resistente a chama. É um dos 3 plásticos de engenharia mais importantes ( os demais são: PA e POM).
O policarbonato está se tornando um material comum no uso do dia-a-dia. Produtos feitos com policarbonato são por exemplo os óculos de sol e os Cd’s e são reciclaveis.

PE - Polietileno
Opolietileno (ou polieteno, de acordo com a denominação oficial da IUPAC) é quimicamente o polímero mais simples. É representado pela cadeia: (CH2-CH2)n. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comum. É quimicamente inerte. Obtém-se pela polimerização do etileno (de fórmula química CH2=CH2, e chamado de eteno pela IUPAC), de que deriva seu...
tracking img