Trabalho sobre os prncipais rupos religiosos da epoca de Jesus Vida de Cristo e Espiritualidade

258 palavras 2 páginas
OS PRINCIPAIS GRUPOS DO JUDAISMO.

 FARISEUS
Eram membros de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moises e as tradições e os costumes dos antepassados. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais. Os fariseus não se davam com os Saduceus mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores.

 SADUCEUS
Eram membros de um pequeno mas poderoso grupo religioso dos judeus. Faziam parte desse grupo os sacerdotes e as pessoas ricas e de influência de Jerusalém. Os saduceus baseavam seus ensinamentos principalmente no Pentateuco. Negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos. Os saduceus não se davam com os fariseus, mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores.

 ESSENIOS
Era uma seita religiosa existente no tempo de Jesus. Eram mais ou menos quatro mil homens que seguiam com muito rigor a Lei de Moises. Alguns moravam em cidades, mas a maioria vivia em comunidades, no deserto de En-Gedi. Os essênios não são mencionados na Bíblia.

 ZELOTES
Eram membros de um partido nacionalista judeu do tempo de Cristo. Os zelotes também chamados de “cananeus” ou “cananitas”, usavam de violência na oposição ao domínio romano.

 HERODIANOS
Eram membros de um partido político, que favorecia a família de Herodes e os romanos. Ainda que os fariseus fossem contra os herodianos, eles se uniram para combater Jesus.

INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR

VIDA DE CRISTO E ESPIRITUALIDADE

TRABALHO: PRINCIPAIS GRUPOS RELIGIOSOS NA ÉPOCA DE JESUS

Aluno: Felipe A. Almeida Paiva
1º ano

Relacionados