Trabalho sobre museu de artes e oficios-bh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



O objetivo desse trabalho é fazer um levantamento sobre as atividades do Museu de Artes e Ofícios – M.A.O, falando um pouco sobre sua história, acervo, localização e buscando um comparativo sobre as atividades do passado em relação as do presente.



















| ||
















2. APRESENTAÇÃO



O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e divulga um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Ele conta com um acervo de aproximadamente dois mil e duzentos (2200) objetos sendo mais de duas mil e seiscentas (2600) ferramentas de trabalho.

O MAO foi idealizado peloSenhor Flávio Gutierrez e foi concretizado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil (2000) peças pela colecionadora e empreendedora cultural Ângela Gutierrez. Peças essas que resgatam a origem de várias profissões revelando a riqueza da produção popular, os fazeres e ofícios e as artes que originaram algumas das profissões contemporâneas.

O Museu de Artes e Ofícios estálocalizado na Estação Central de Belo Horizonte, instalado no primeiro prédio da Rede Ferroviária em Belo Horizonte, prédio do ano de 1922. O Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG é a entidade mantenedora do museu em parceria com o Ministério da Cultura, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, eles contam com alguns parceiros como Vale do Rio Doce, Cemig, entre outros. A Prefeitura de BeloHorizonte – PBH é a responsável pela limpeza e segurança do museu.

O MAO ainda recebe algumas exposições itinerantes como foi a Mostra de Joias Premiadas Petraurum – A construção de uma identidade para a joia brasileira, o evento integrou a IV Bienal Brasileira de Design 2012 e apresentou a evolução da identidade brasileira no segmento de design de joias. A exposição durou do dia 09 a 28 deOutubro de 2012.










3. LEVANTAMENTO E COMPARATIVO DAS ATIVIDADES E PROFISSÕES DO PASSADO COM AS DO PRESENTE



O MAO é todo dividido em setores que por sua vez são ordenados por letras, números e cores. Algumas peças possuem informações em Braille, em vários idiomas e contam ainda com um dispositivo áudio-visual que conta um pouco da história das profissões, ferramentas e/ou atividades.

Ireirelacionar e fazer um breve comparativo de 10 atividades/profissões:



3.1. Transporte

Há séculos atrás o transporte de mercadorias e pessoas era feito de uma forma bem diferente da atual, é o que podemos observar no setor do Ofício dos Transportes que retrata como era a vida dos Tropeiros que faziam o transporte de mercadorias e alimentos de uma região para outra no lombo dos burros, através dastrilhas sob as condições severas do clima. O transporte nas fazendas e áreas rurais em geral era feito através de carroças, carros de boi e as pessoas eram transportadas em charretes, usavam bicicletas como forma de locomoção mesmo e não como esporte como vemos hoje. Então nesse setor fica bem visível a diferença do ontem para o hoje, com o transporte sendo cada dia mais moderno, seja por terra,céu ou mar.



3.2. Dentista

Uma profissão que nos dias de hoje é considerada nobre, que têm uma procura muito grande pelo seu curso nas universidades é a profissão do Dentista, que no passado era um dos Ofícios Ambulantes onde o profissional se deslocava com seu material que era basicamente uma cadeira de estrutura de ferro desmontável e que era guardada numa caixa de madeira, uma caixa de punçõesmetálicas e um recipiente chamado mufla, utilizado para moldar dentaduras.



3.3. Queijeiro

Dentro dos Ofícios da Cozinha encontra-se a profissão do Queijeiro, que era o responsável pela fabricação dos queijos, fabricação essa que era toda feita de forma artesanal usando instrumentos como a Batedeira de manteiga que era uma caixa giratória bem grande de madeira onde se “chacoalhava” a nata...
tracking img